Oficinas vão destacar importância de iniciativas na área da economia solidária

6. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Carlos, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

Organizados em quatro regiões, 16 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão realizar, a partir de 20 de maio, oficinas de Economia Solidária (Ecosol) para os servidores. Articulada pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), a iniciativa busca proporcionar uma maior compreensão a respeito das potencialidades da economia solidária e estimular a criação de projetos na área dentro da instituição. Servidores interessados em participar das atividades (veja cronograma abaixo) devem se inscrever até sexta-feira (9) nas Coordenadorias de Extensão de seus câmpus.

De acordo com o articulador da rede Ecosol no IFSC, Paulo Guilherme Stahnke, a aproximação da instituição com a noção de economia solidária teve início durante o III Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013), realizado em Lages, quando houve uma discussão sobre o tema. Em seguida, em dezembro de 2013, foi realizada uma oficina para 70 servidores, em Florianópolis. A partir dessa experiência, teve início a organização da rede Ecosol no IFSC, com a criação de regionais e a definição de articuladores em cada região. “A ideia é divulgar os princípios da economia solidária, fazer com que os servidores conheçam suas potencialidades, sobretudo no âmbito dos programas sociais com os quais o IFSC trabalha”, afirma Paulo. Segundo ele, empreendimentos desse tipo podem contribuir para o desenvolvimento regional.

As atividades do IFSC serão feitas com a coordenação do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. As oficinas terão oito horas de duração – quatro de conteúdo teórico e quatro de atividades de campo (visita a empreendimento econômico solidário). Para os servidores técnico-administrativos, a oficina poderá contar horas de capacitação para progressão.

Saiba mais

Oficinas Economia Solidária

20 de maio – Ecosol Oeste (São Miguel do Oeste, São Carlos, Chapecó, Xanxerê)
22 de maio – Ecosol Vale e Norte (Joinville, Jaraguá do Sul, Geraldo Werninghaus, Gaspar e Itajaí; Canoinhas e Caçador)
27 de maio – Ecosol Sul (Tubarão, Criciúma e Araranguá)
6 de junho – Ecosol Planalto Serrano (Lages e Urupema)

Tags:

Os comenários não estão permitidos.