Câmpus Florianópolis faz aula inaugural do Curso de Mestre de Obras

13. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Na noite desta segunda (12), foi realizada a abertura do curso de qualificação de Mestre de Obras, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento lotou o auditório do Câmpus Florianópolis. “Vieram familiares e até alunos da lista de espera. A procura foi tão grande que estamos planejando mais duas turmas”, informou a assessora de Relações Externas e uma das supervisores do curso, Ângela Poletto.

A abertura foi feita pelo vice-diretor Marcelo Martins, com a participação do engenheiro Marco Aurélio Alberton, vice-presidente de tecnologia, qualidade e habitação do Sinduscon, e de Everson Mendes, superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof). Marco Alberton destacou a importância da qualificação profissional para o setor e que iniciativas como esses contam com o apoio do Sinduscon. Já Mendes lembrou a importância da parceria da Prefeitura Municipal para a realização dos cursos via Pronatec.

O curso é voltado para quem já tem experiência em obras, seja como pedreiro, carpinteiro, armador, eletricista ou outras funções na construção civil. “De maneira geral, nossos mestres de obras hoje, na região, são formados e treinados nos canteiros de obras, falta uma formação mais teórica”, explica o também professor supervisor José Antônio Bourscheid. Serão dois módulos: um mais específico sobre construção civil – materiais, tecnologias, interpretação de projetos – e outro mais voltado a noções de administração. “Serão noções de gestão de obra, de recursos, de gestão ambiental. Queremos possibilitar que a formação diferencie o trabalhador na hora de buscar uma vaga no mercado”, diz Boursheid.

Também estiveram presentes Patrícia Nalovaiko, assistente social da prefeitura de Florianópolis; Maria de Fátima Souza Neves, diretora institucional do Igeof; Nailê Peraça, coordenadora do Pronatec no Câmpus Florianópolis, os professores Carlos Alberto Hermann Fernandes (chefe do Departamento Acadêmico de Construção Civil – DACC), Jandir Vaz (coordenador do curso de Construções de Edifícios); Luciana Calçada (coordenadora do curso de Engenharia Civil) e docentes do Pronatec e do DACC.

Tags: