Alunos do Câmpus Gaspar realizam visita de estudos em Florianópolis

15. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

foto1No dia 12 de maio, alunos da 5ª fase dos cursos técnicos integrados em Química e em Vestuário do Câmpus Gaspar realizaram uma viagem de estudos a Florianópolis. O objetivo foi integrar conhecimentos de distintas áreas através de atividades práticas e contato com a natureza litorânea. No período da manhã, acompanhados dos professores de Biologia Andrea Becker Delwing e Kleber Renan de Souza Santos, e da professora de Geografia Edimara Lúcia Rupolo, os alunos participaram de uma oficina sobre plantas bioativas e de usos múltiplos.
O ministrante da oficina foi o ambientalista, colecionador e cultivador de plantas medicinais Alésio dos Passos Santos, que conseguiu unir saberes populares e científicos de forma interativa, despertando o interesse de todos sobre a riqueza do mundo das plantas. Para as estudantes do curso técnico em Vestuário, uma das contribuições mais marcantes da atividade foi ver que, além da riqueza de componentes químicos, pode-se perceber muitas possibilidades de constituintes de plantas que podem ser aplicados como corantes naturais para tingimento têxtil, o que trouxe a contextualização com ambos os cursos.

foto2

Durante a tarde foi realizada observação e análise da paisagem no mirante da Lagoa da Conceição, formação das dunas da Joaquina e as diferenças no uso e ocupação da Lagoa da Conceição e da Lagoa do Peri. Nos ambientes visitados, foram coletadas amostras de água e algas para fins didáticos e todas as atividades foram precedidas de explicação e contextualização com os assuntos abordados em aula. A integração das disciplinas envolvidas permitiu o rompimento de um olhar fragmentado para uma percepção integrada sobre biodiversidade e paisagem, principalmente com a abordagem teórico-prática pautada em saberes popular e científico.

Tags: