Clube de Astronomia de Araranguá promove ciclo de palestras Carl Sagan
15. maio 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, MatériasO Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) promove, de 19 de maio a 30 de junho, o ciclo de palestras Carl Sagan. Os encontros serão realizados sempre às segundas-feiras, no período noturno, no auditório novo do Câmpus Araranguá do IFSC. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral.
O coordenador do CA² e professor de Física do Câmpus Araranguá, Felipe Damasio, a intenção é que o evento aconteça uma vez por semestre, sempre com um homenageado diferente. “O objetivo é fazer divulgação científica para a comunidade do extremo sul catarinense, que não tem muitas oportunidades de participar de atividades desta natureza”, explica.
Em sua primeira edição, o ciclo de palestras homenageia o astrônomo americano Carl Sagan que foi um dos maiores divulgadores científicos do século XX e apresentador da série de televisão “Cosmos”, veiculada no Brasil na década de 80. Durante os sete encontros, os membros do CA² apresentarão alguns episódios da série e em seguida discutirão com maiores detalhes assuntos abordados no episódio.
Segundo Felipe, os membros do CA² escolheram os episódios da série que abordam temas mais atraentes para o público em geral, que não possui tanto conhecimento em Astronomia ou Física. Na primeira palestra, que acontece na próxima segunda-feira (19) e terá como tema “Os limites do oceano cósmico”, será discutido de que forma, no antigo Egito, foi possível medir com tanta precisão o raio da Terra.
Confira abaixo os episódios que serão exibidos nos próximos encontros e qual será a discussão em cada um deles:
26 de maio – Os segredos de Marte
Discussão: é possível terrificar planetas? Algum dia será possível um ser humano morar fora do planeta Terra?
2 de junho – Quem pode salvar a Terra?
Discussão: o aquecimento global é ou não provocado pelo homem? Podemos fazer algo para evitar que o clima da Terra se altere drasticamente?
9 de junho – A harmonia dos mundos
Discussão: um dos maiores cientistas da história será o tema dessa palestra. Johannes Kepler é conhecido não só por suas grandes descobertas científicas, mas também por sua vida marcada pela pobreza e pelas tragédias pessoais.
16 de junho – Viagem no espaço e no tempo
Discussão: buscará desmistificar a ideia de gênio “perfeito” relacionada com frequência a Albert Einstein, trazendo fatos sobre sua vida, seus pensamentos e teorias, fugindo assim do senso comum e da ideia de que cientistas são seres muitos diferentes.
23 de junho – A vida das estrelas
Discussão: quem nunca olhou para um céu cheio de estrelas, aquela imensidão aparentemente sem fim, e se perguntou de onde vieram? O que são, afinal, as estrelas? Do que são feitas? Por que brilham? As estrelas nascem e morrem? Os buracos negros já foram estrelas brilhantes? As estrelas variam de cor? Afinal o que é um elemento radioativo? O que é fissão? O que é fusão nuclear?
30 de junho – O limiar da eternidade
Discussão: por fim, serão discutidos os caminhos da ciência no século XXI e os desafios que o empreendimento científico enfrenta na contemporaneidade.