Primeiro Encontro dos Estudantes do IFSC reúne cerca de 60 alunos na capital

16. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias

SONY DSCO dia 15 de maio de 2014 foi histórico para o Instituto Federal de Santa Catarina. Pela primeira vez, cerca de 60 alunos de todo o estado estiveram em Florianópolis para participar do Encontro dos Estudantes do IFSC, que teve como objetivo fortalecer a representação estudantil no Instituto. Apenas os câmpus Chapecó, Lages e Xanxerê não enviaram representantes para o evento.

O encontro serviu para os alunos conhecerem as diferentes realidade entre os câmpus, bem como trocarem experiências sobre a criação e gestão de grêmios estudantis e centros acadêmicos. Durante o período da manhã, os alunos foram recebidos pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, no auditório da Reitoria. Ela apresentou aos alunos a estrutura em rede do Instituto e seus colegiados, bem como o papel e a composição de cada um deles. “Fiquei muito feliz quando vi vocês chegarem aqui. Precisamos da opinião e da participação de vocês para fortalecer a instituição”, disse a reitora.

SONY DSCEntre os temas levantados pelos alunos, estavam a evasão escolar, a movimentação de professores e a participação dos alunos nas decisões institucionais. O aluno Matheus Zanatta, do Câmpus Florianópolis, citou como exemplo as contribuições para o novo Regulamento Didático-Pedagógico (RDP). “No dia da assembleia, os professores não liberaram os alunos para participar da discussão, sendo que esse documento afeta diretamente nossa vida escolar. Todos os estudantes deviam participar”, disse. Sobre o RDP, Maria Clara pediu que os alunos organizem os pontos do documento em que há divergências e encaminhem para a comissão responsável pela compilação das sugestões já recebidas.

A reitora ressaltou que, para ampliar e fortalecer essa participação, é necessário garantir que os alunos ocupem seus espaços nos colegiados, que são onde essas decisões são tomadas. “Em todos os colegiados, os alunos possuem o mesmo número de vagas que as outras representações. Os espaços existem, só nos falta sermos mais efetivos na ocupação deles”, disse.

encontro_tarde_sjNo final da manhã, Maria Clara ainda apresentou aos alunos o edital para as eleições dos novos membros do Conselho Superior (Consup) e Comissão Própria de Avaliação (CPA), que será lançado ainda hoje (16). No período da tarde, os estudantes se reuniram no Câmpus São José, onde assistiram a uma apresentação sobre o Projeto Rondon, feita pelo coordenador de Extensão e Relações Externas do câmpus, Jeferson Vieira. Além disso, puderam discutir entre si a melhor forma de organizar a criação de grêmios e centros acadêmicos nos câmpus que ainda não possuem esse tipo de representação formalizada e também a criação de um Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFSC.

Diferentes cenários

A aluna Bruna Andréa Bernardi, do Câmpus São Miguel do Oeste, aprovou a iniciativa do evento. Ela está no 7º módulo do curso técnico integrado em Agroindústria e integra a diretoria do grêmio do câmpus, responsável pela parte de imprensa. “O encontro foi bom para conhecermos o que se passa nos outros câmpus do IFSC. É muito interessante ver que, assim como o Câmpus Florianópolis possui uma estrutura bem maior que a nosso, alguns câmpus nem laboratório tem ainda para as aulas”, avalia.

Para Stacy Gerlach, aluna do curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, o evento foi realizado em um momento providencial. Ela conta que, assim que chegou ao câmpus, estranhou a falta de um centro acadêmico. “Perguntei onde era o CA e ninguém sabia do que eu estava falando. Então procurei a direção-geral do câmpus, que apoiou a criação de uma organização”, relata. Stacy também elogiou a gestão pelo incentivo. “É muito bom quando esse apoio vem de cima. Os alunos precisam da representação, não só para fortalecer a participação nas decisões, mas também para se apropriarem sobre assuntos de seu interesse”, completa.

Tags: ,