Câmpus Canoinhas é uma das entidades integrantes do Programa Planorte Leite
21. maio 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Canoinhas, MatériasO Câmpus Canoinhas é uma das entidades integrantes do grupo executivo do Programa Planorte Leite. O lançamento do Programa será dia 23 de maio, próxima sexta-feira, no Parque de Exposições Ouro Verde, em Canoinhas, com a realização de um seminário a partir das 9h.
O Programa Planorte Leite visa estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Norte Catarinense, por meio do fomento da cadeia produtiva do leite, tendo como objetivo a geração de renda e sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Desde 2013 o Câmpus Canoinhas vem desenvolvendo atividades no sentido de interagir com os projetos já existentes para a cadeia do leite e que estejam voltados para ações na extensão rural. Segundo a representante do IFSC no Programa Planorte Leite, professora Cleoci Beninca, o Câmpus Canoinhas tem contribuído com o Programa por meio de ações de extensão e participado ativamente das reuniões do grupo executivo, responsável por desenvolver a proposta do Programa.
Recentemente, o Câmpus Canoinhas conseguiu aprovar o projeto de extensão “Caracterização das Unidades Produtoras de Leite do Planalto Norte Catarinense e Avaliação de Indicadores de Qualidade”. O projeto angariou R$ 120 mil em recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dos quais R$ 57 mil serão aplicados na aquisição de materiais de consumo e equipamentos que permanecerão no Câmpus Canoinhas.
O grupo executivo do Programa Planorte Leite é composto por diversas entidades parceiras – políticas, públicas, privadas e de representação, e foi graças a essas parcerias que o IFSC aprovar o projeto de extensão, como previsto no edital do CNPq.
Segundo Cleoci, o objetivo geral do projeto é caracterizar as unidades produtoras de leite e oferecer informações que contribuam para a melhoria contínua do produto. Para isso, serão desenvolvidas diversas ações, muitas delas envolvendo o governo, instituições de ensino e a comunidade. Aplicação de questionário com os produtores, análise físico-químicas do leite e avaliação de manejo e higiene são algumas das atividades a serem desenvolvidas.
O próprio laboratório do IFSC poderá ser utilizado como o laboratório de referência para realizar as análises necessárias ao controle de qualidade do leite. “Articulado a este projeto, poderão ser desenvolvidos outros projetos e ações de extensão que ofereçam aos estudantes a possibilidade de se inserir no contexto local e de atender a demanda dos produtores com relação ao entendimento dos parâmetros de qualidade requeridos pela legislação”, afirma Cleoci.
De acordo com ela, participar do Programa é uma forma que o Câmpus Canoinhas encontrou de colaborar com o processo de desenvolvimento regional do planalto Norte de Santa Catarina, com o objetivo de transformá-lo em um polo referencial em qualidade de leite.