Alunos do Câmpus Urupema participam de oficina motivacional

23. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Matérias

oficina_urupemaAlunos do curso Proeja/FIC em Informática Básica do Câmpus Urupema participaram na última sexta-feira (16) de uma oficina motivacional. A atividade foi coordenada pelo Núcleo Pedagógico e pela professora de Português, Elaine da Silva Souza. Além disso, a oficina também contou com a participação de um bombeiro militar, o soldado Machado.

A servidora Camila Koerich Espindola conta que o principal objetivo foi estimular a motivação, a confiança e o espírito de equipe entre os alunos. “Quando retornam à escola com o objetivo de concluir os estudos, muitas vezes os estudantes da EJA manifestam o sentimento de que não conseguirão realizar tal sonho. Dificuldades para conciliar trabalho, família e estudo, não-adaptação à vida escolar, tipo de proposta pedagógica da escola e baixo desempenho escolar são alguns dos fatores que favorecem a evasão dos discentes”, explica.

A atividade iniciou com um conversa sobre a importância do trabalho em equipe e da confiança mútua. Na sequência, Machado vendou os olhos de todos os estudantes, que foram conduzidos de mãos dadas ao Centro de Treinamento do município. Durante o trajeto, o soldado ressaltou que, mesmo nas dificuldades, ali representada pelo ausência da visão, os problemas podem ser superados e os objetivos alcançados, desde que a cooperação, a confiança e a motivação guiem suas vidas.

oficina_urupema2Ao chegarem no Centro de Treinamento, foram posicionados em círculo e, ao tirarem as vendas, foram recepcionados com uma oficina de dança circular. “De mãos dadas, unidas pela roda, as músicas movimentavam os estudantes e ali seus sentimentos se misturavam. A vergonha, a incerteza e o medo, aos poucos, foram substituídos pela alegria, solidariedade, confiança e superação”, conta Camila. Ao final da oficina, a professora de Português estimulou a produção textual dos sentimentos vivenciados durante a atividade.

A estudante Fernanda Eufrasia Oliveira da Silva aprovou a atividade. “Essas experiências nos fizeram crescer, amadurecer. Que todos possamos estar unidos, não só nas horas boas, mas nas difíceis também, para que possamos quebrar as barreiras e nos tornarmos campeões”, disse a aluna.

Tags: , ,