Câmpus Jaraguá do Sul promove primeiro Plantão Pedagógico de atendimento aos pais

23. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

Com o objetivo de aproximar a instituição e os familiares dos alunos do curso técnico integrado em Química, o Núcleo Pedagógico do Câmpus Jaraguá do Sul promoveu, nesta segunda-feira (19), a primeira edição do Plantão Pedagógico. Durante a atividade, os familiares dos estudantes puderam conhecer e conversar com os professores do curso e com a equipe pedagógica do câmpus, além de acompanhar como está o desempenho acadêmico dos estudantes. O Plantão teve a participação de cerca de 100 pais e ocorreu das 8h às 20h para possibilitar o atendimento nos três turnos do dia.

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Virginea Aparecida de Lorena, a atividade surgiu da necessidade de otimizar o atendimento aos pais que procuravam a instituição para saber como estavam os estudantes. “Como o curso cresceu e alcançou a marca de 194 alunos, estávamos com dificuldade em atender separadamente cada familiar que nos procurava. O Plantão Pedagógico possibilitou reunir os professores e os pais num único dia, facilitando o contato entre eles”, comenta.

plantao pedagogico jar (2)Enquanto os professores permaneceram à disposição dos familiares, os estudantes participaram de palestras no auditório do câmpus. Uma das palestras abordou o uso e o abuso de drogas e foi ministrada por Arsanjo Paul Colaço, da Associação Beneficente Vida Nova. “O palestrante trouxe informações atuais e sua própria experiência como ex-dependente de drogas para o debate. Esperamos que as informações apresentadas sirvam para que os jovens reflitam sobre o uso de álcool e outras drogas e que façam a decisão mais saudável para suas vidas”, explica a assistente social do câmpus e uma das organizadoras da palestra, Giana Carla Laikovski.

A segunda palestra foi ministrada pela própria assistente social e trouxe temas como o que é política, como são formuladas políticas públicas e como ocorrem a participação popular e o controle social. “O objetivo deste momento foi despertar o aluno para sua responsabilidade enquanto cidadão, de participar dos espaços de decisão em sua cidade e, em especial, nos espaços internos do IFSC”, conta Giana.

Para a coordenadora do Núcleo Pedagógico, as atividades realizadas com os alunos durante o Plantão Pedagógico cumpriram o papel de complementar a formação da sala de aula. “Procuramos estimular a reflexão e trazer temas transversais e que vão além da formação profissional do curso técnico, a qual é o foco do dia a dia em sala”, destaca Virginea.

Os familiares que não puderam participar do evento podem entrar em contato com o Núcleo Pedagógico do câmpus pelo telefone (47) 3276-8703 para mais informações sobre o atendimento aos pais. O Plantão Pedagógico deverá ser incluído entre as atividades semestrais promovidas pela equipe pedagógica do câmpus.

Tags: