Anuário estatístico sistematiza dados do IFSC referentes a 2013

5. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

destaque_link_anuario_estatisticoA qualidade e a gratuidade do ensino são os principais fatores que motivam a procura de estudantes por cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os dados constam no Anuário Estatístico 2014, que contém os dados numéricos da instituição referentes ao ano de 2013 e foi divulgado nesta quinta-feira (5) pela Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

De acordo com o diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas, Gustavo Henrique Moraes, a procura do IFSC em função da qualidade do ensino e da gratuidade são as causas mais mencionadas por todos os estudantes, seja de curso técnico, de graduação, de pós-graduação ou mesmo de qualificação profissional. Já a principal justificativa para a escolha do curso é o interesse pela área.

O Anuário sistematiza dados referentes a cursos ofertados, matrículas, alunos ingressantes, alunos concluintes e vagas ofertadas, entre outras informações, referentes ao IFSC como um todo, mas também possibilita essas leituras por câmpus e por curso. São basicamente os mesmos dados apresentados na edição anterior, com números referentes a 2012, mas com maior rigor metodológico, segundo explica o diretor Gustavo Moraes. Uma diferença essencial é a origem das informações: “Em 2013 nós pegamos dados direto do Sistec [Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica], e em 2014 fizemos uma coleta censitária dentro do IFSC, articulando a rede de registros acadêmicos”, explica.

O processo envolveu a criação de um instrumento específico para coleta dos dados, a coleta em si, a crítica aos dados (verificação de eventuais inconsistências nas informações coletadas) e a organização para apresentação dos resultados.

Além das informações relativas a número de matrículas, ingressantes, concluintes, vagas ofertadas e outros dados, o Anuário 2014 reúne também dados socioeconômicos dos alunos ingressantes, obtidos a partir dos questionários preenchidos quando da inscrição no processo seletivo. O Anuário apresenta ainda um conjunto de informações sobre o corpo docente do IFSC, que contempla a quantidade de servidores por câmpus, área de atuação e titulação.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ofertou um total de 390 cursos em 2013, entre cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e profissionalizantes. O número de matrículas efetuadas foi de 28.765. Alunos ingressantes somaram 16.427, enquanto concluintes foram 8.718. Para as 20.330 vagas de ingresso ofertadas, inscreveram-se 55.908 candidatos.

Para consultar as tabelas do Anuário Estatístico 2014, clique aqui.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.