Estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul conhecem ciclo do carvão mineral no Estado

6. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

qmq-viagem-carvao-2014-1Cerca de 30 estudantes da 2ª fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul realizaram, na última sexta-feira (30), uma viagem aos municípios de Criciúma e Capivari de Baixo para conhecer o ciclo formado pela exploração e pela utilização do carvão mineral na região sul de Santa Catarina. Durante a atividade foram visitadas a mina modelo Octávio Fontana e o complexo termelétrico Jorge Lacerda.

Na mina modelo, os alunos tiveram contato com o processo de extração do carvão e conheceram aspectos da história catarinense ligados à atividade econômica da região sul. “Foi possível verificar impactos ambientais da extração do carvão e ter uma ideia mais clara da evolução história pela qual passou essa atividade em nosso Estado”, diz o professor responsável pela organização da viagem, Juliano Maritan Amâncio.

qmq-viagem-carvao-2014-2Já no complexo termelétrico, os visitantes conheceram parte das instalações e tiveram contato com a área de paineis de controle da usina. “Foi a parte que eu mais gostei da viagem, pois foi interessante ver quantas coisas são controladas numa mesma sala. É muita responsabilidade para quem trabalha lá”, conta a estudante Liv Gabrielle Salerno, de 16 anos.

Ainda na usina, os alunos conheceram o trabalho de técnicos em Química que são responsáveis, por exemplo, pelo controle de qualidade do carvão utilizado nas caldeiras do complexo termelétrico. “Esse é um dos diferenciais da viagem: fazer com que os nossos estudantes conheçam atividades em que poderão vir a aplicar seus conhecimentos depois de formados”, afirma o professor.

O saber na prática

Para o aluno Felipe Machado Meisen, também de 16 anos, a viagem permitiu ver de perto boa parte dos assuntos tratados nas disciplinas do curso. “Foi bom ter uma aula fora de sala, vendo os temas de uma maneira mais contextualizada”, destaca.

Segundo o organizador da viagem, o principal resultado de uma visita técnica como a realizada à região sul catarinense é a aproximação entre o saber e a prática. “Os alunos têm um contato direto com muitos dos assuntos que são abordados no curso. Depois da viagem, a produção de um relatório com os temas vistos ‘in loco’ também complementa a aprendizagem”, destaca Amâncio.

Clique aqui e confira o roteiro da viagem e do relatório. A elaboração do roteiro contou com a participação de diversos professores do curso.

Programa de viagens no curso técnico em Química

A viagem aos municípios de Criciúma e Capivari de Baixo faz parte de um programa de visitas técnicas realizadas pelos alunos do curso técnico integrado em Química do IFSC. Na primeira fase do curso, os estudantes vão a Corupá conhecer a rota das cachoeiras e explorar a relação do ambiente e da água com o curso. Já na quinta fase, a viagem é para São Paulo e compreende visitas à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a atrações culturais.

Tags: ,