Câmpus Itajaí atrai professores da educação pública para ciclo de palestras

9. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

Um ciclo de palestras sobre saúde e qualidade de vida dos servidores foi realizado no Câmpus Itajaí na semana passada. Ao todo, foram seis palestras que ocorreram de terça a quinta-feira na sede do câmpus.

palestras_itajai2Esse foi um projeto de extensão aprovado pelo IFSC que faz parte do planejamento institucional organizado pelas servidoras Márcia Douetts Gouveia e Cristine Dilli. A coordenadora do projeto explica que o trabalho começou no ano passado com a aplicação de um questionário aos servidores do Câmpus onde foram levantadas várias demandas por capacitações que os servidores gostariam de ter. “Conhecimentos sobre o trabalho dos setores da instituição, relações humanas, comunicação, cuidados com a voz e motivação foram algumas das demandas apresentadas”, explica Márcia.

O trabalho havia começado ainda em 2013 com a microambientação. “Agora conseguimos, por meio de um projeto de extensão, os recursos necessários para atender às outras demandas apontadas no questionário”, explica. A novidade é que esse ciclo de palestras foi aberto para professores da rede pública municipal e estadual e cerca de 30 pessoas participaram de, pelo menos uma, palestra. Alguns participaram de todas.

É o caso de Iara Augustinho que é orientadora educacional na rede estadual e atua com educação há 20 anos. “Eu acho que foi um presente para nós educadores”, explica Iara. “Foi um espaço muito importante para repensar a nossa profissão”, conclui.

palestras_itajaiEdilson José Branco é professor de Biologia para alunos de ensino médio em uma escola estadual em Itajaí. “A gente que é professor tem poucas ações e formações sobre as dificuldades da nossa profissão, principalmente sobre saúde, qualidade de vida e também motivação”, explica. Ele que não perdeu nenhuma das 6 palestras diz que ficou feliz em poder participar e quer mais, até fez sugestões para próximas palestras.

Para Márcia a participação da comunidade foi muito boa. “Inicialmente as palestras seriam somente para os servidores, mas decidimos abrir para a comunidade”, explica. “Foi muito legal, principalmente o link com as pessoas de fora. O movimento de ir na Secretaria de Educação e na Gerência de Educação, expor a proposta ver a receptividade e reconhecer a demanda deles, foi muito bom”, conclui a coordenadora. Foram ofertadas ao todo 180 vagas para as palestras.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.