Estudantes de Jaraguá do Sul buscam conhecimento em evento sobre jogos eletrônicos

13. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

II-fóum-ciência-mostra-games-jun-2014Envolvidos num projeto de pesquisa que investiga se jogos eletrônicos podem auxiliar na aprendizagem, cinco estudantes da 1ª fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul participaram, na última quarta-feira (4), do II Fórum de Ciência, Tecnologia e Sociedade e da I Mostra de Games do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os eventos foram realizados em Florianópolis e proporcionaram a aproximação entre os alunos e os temas debatidos no Fórum e na Mostra.

A pesquisa desenvolvido pelos estudantes tem como objetivo identificar se os jogos eletrônicos são capazes de auxiliar na aprendizagem. Além disso, também será investigado qual o conhecimento dos professores e dos alunos do Câmpus Jaraguá do Sul sobre a relação entre esses jogos e o aprendizado.

Segundo o orientador do projeto, Selomar Claudio Borges, o objetivo da pesquisa é repensar as práticas pedagógicas dentro e fora do câmpus. “Partimos do pressuposto de que os jogos desenvolvem diversas habilidades nos seus jogadores, sejam cognitivas, interpretativas, estratégicas ou outras”, explica.

Em Florianópolis, os alunos assistiram à palestra “Games nos processos de ensino e aprendizagem: um recurso pedagógico?”, ministrada pela pesquisadora Lynn Rosalina Gama Alves. “A ideia foi buscar elementos que apoiem a construção do conhecimento e do projeto de pesquisa, bem como proporcionar experiência prática aos estudantes em sua iniciação científica”, conta Borges.

Após a palestra, os alunos conversaram com a pesquisadora e, para o orientador do projeto, o resultado desse diálogo contribuirá com a investigação. “Isso certamente ajudará na reflexão dos pressupostos conceituais e metodológicos da pesquisa que os estudantes irão desenvolver”, afirma.

Conheça a equipe do projeto “Jogos eletrônicos e aprendizagem”:

– Alessandro Silvério Jonsson

– Douglas Kviatkowsky Junior

– Elison Mainardes Ferreira

– Gerson Luiz da Cruz Junior

– Jonathan F. Fagundes

– Selomar Claudio Borges (orientador)