Alunos do Câmpus Caçador participam de oficina com ex-aluno do Câmpus Florianópolis

18. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Florianópolis, Matérias

oficina_cacadorAlunos do curso técnico em Informática do Câmpus Caçador participaram, na última sexta-feira (13), de uma oficina com o tecnólogo em Mecatrônica Industrial, formado pelo Câmpus Florianópolis do IFSC, Dyonad Scolaro. Atualmente fazendo mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dyonad apresentou aos alunos o chamado Arduíno, uma plataforma de sistema embarcado (sistema pelo qual um processador ou microcontrolador se dedica inteiramente ao dispositivo externo que controla, como por exemplo roteadores, semáforos e MP3 players).

oficina_cacador2Segundo Dyonad, o Arduíno pode fazer o controle de qualquer coisa, desde lâmpadas residenciais e ventiladores até máquinas mais complexas. “É uma plataforma muito usada em robótica e também nas automações industrial e residencial”, explica.

O professor do curso técnico em Informática, Thiago Waltrik, explica que a oficina é um complemento à disciplina de “Programação Básica”, do Módulo I. “O Arduíno é uma plataforma aberta, sem custo, que poderá motivar os alunos a fazer programação e aplicá-la em diversas áreas”, afirma o professor.

Para os alunos Fernando Groch e Wesley Gonçalves de Oliveira, a oportunidade foi excelente. “É uma plataforma que poucas pessoas conhecem, mas com grande campo de atuação”, disse Fernando. “A explicação do Dyonad foi ótima e acho até que a oficina poderia ter durado mais tempo”, afirmou Wesley.

Tags: , ,