Projeto de extensão ensina informática a crianças em vulnerabilidade social
24. junho 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, MatériasProjeto de extensão desenvolvido pelo Câmpus São Miguel do Oeste está oferecendo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo da informática. Desde o início de abril, dois bolsistas do curso técnico integrado de Agroindústria orientam as atividades na instituição Cantinho Acolhedor, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, que acolhe hoje 20 crianças e adolescentes.
De acordo com o coordenador do projeto “Informática: tecnologia presente na educação”, Daniel Fernando Carossi, algumas das crianças atendidas nunca tinham tido contato com o computador. As aulas são ministradas todas as quintas-feiras pelos bolsistas, abordando conteúdos de informática básica como navegação na internet, uso seguro das mídias sociais, aplicativos para edição de textos e apresentação de trabalhos. O curso tem 80 horas e os alunos concluintes receberão certificados.
Para a diretora do Cantinho Acolhedor, Daiana Carla Perotto, a experiência está sendo muito proveitosa para as crianças e adolescentes. “O curso trata bem das questões básicas de informática com as quais a maior parte deles ainda não tinha contato, e isso está ajudando inclusive no rendimento escolar”, afirma. “É uma parceria interessante porque dessa forma as crianças têm acesso a atividades que sozinhos teríamos dificuldade para desenvolver”, avalia a diretora.
O projeto de extensão “Informática: tecnologia presente na educação” será executado até agosto e foi financiado com recursos do Câmpus São Miguel do Oeste.