Câmpus assume Secretaria do Movimento Nós Podemos Caçador
27. junho 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias“O dia 25 de junho de 2014 é histórico para Caçador, pois é a data da composição do comitê municipal do Movimento Nós Podemos Caçador”, disse Dilmar Franchini, Secretário Institucional do Colegiado Estadual do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos Santa Catarina, durante o Seminário ocorrido na última quarta-feira (25), no reitoria da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), em Caçador.
O comitê provisório, até a próxima reunião marcada para dia 16 de julho, onde se pretende oficializar as instituições responsáveis, é comporto por três secretarias: Secretaria Executiva, assumida pela Uniarp, Secretaria de Comunicação, cuja responsabilidade será do Câmpus Caçador e Secretaria de Mobilização, representada pela Gerência de Educação (Gered), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe).
Participaram do seminário instituições de ensino, representantes do governo municipal, da iniciativa privada e do terceiro setor, além da Secretária de Mobilização Adjunta do Movimento Nós Podemos SC, Adelita Adiers.
Durante sua exposição, o Secretário Dilmar Franchini apresentou um histórico do movimento e mostrou a todos o portal dos Objetivos do Milênio (portalodm.com.br), onde é possível acessar dados de cada região em relação aos 8 ODMs (1º – Acabar com a fome e a miséria; 2º – Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3º – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4º – Reduzir a mortalidade infantil; 5º – Melhorar a saúde das gestantes; 6º – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7º – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8º – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento).
“Os ODMs são uma plataforma para sair da oratória e colocar ações em prática para um mundo melhor”, explicou Dilmar, que frisou que cada instituição parceira do movimento pode transformar os indicadores do município através dos objetivos. O Secretário também explicou que o Movimento Nós Podemos SC vincula-se à presidência da república, mas é voluntário e apartidário. “Vamos trabalhar com qualquer presidente que esteja à frente da república, de qualquer partido”, disse ele. Ao final, Dilmar parabenizou a todos pela formação do comitê, ressaltando que participar do Movimento Nós Podemos SC representa a força de um trabalho conjunto e de um pacto mundial pelos 8 ODMs, que conta com o apoio de 191 países.