Produtores de moda discutem desafios e estratégias do setor no Emodatex
27. junho 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, MatériasO Encontro de Moda e Têxtil (Emodatex) trouxe para Araranguá produtoras de moda renomadas para discutir os desafios e as estratégias do setor. Entre as convidadas, estavam a professora de moda da Udesc Balbinete Silveira, a jornalista e designer de moda Mariana Goulart e a fotógrafa e designer de moda Flávia Sá.
A professora Balbinete Silveira, que já trabalhou como manequim e fotógrafa, avalia que a responsabilidade do produtor de moda é grande e isso exige muito comprometimento do profissional. “O desfile dá certo quando o produtor de moda trabalha bem. Ele é o grande responsável para que o trabalho de uma marca e de um designer aconteçam em um desfile. Eu costumo dizer que esse profissional precisa ter formação, inspiração e transpiração”.
A professora da Udesc avalia que um bom produtor de moda precisa saber trabalhar em conjunto com a imprensa. “O desfile não é só o que se vê na passarela, é também o que fica na memória das pessoas. Por isso, eu costumo dizer que para um bom desfile é necessário que haja repercussão na mídia”.
Com relação ao mercado de trabalho, Balbinete avalia que as áreas mais promissoras para o profissional de moda estão em agências publicitárias, no meio político e jornalístico e para trabalhar como figurinista e personal. “Hoje em dia, os políticos sabem da importância da assessoria de um profissional de moda para qualquer campanha e, por conta disso, contratam muitos produtores. Quando o profissional de moda trabalha como personal, ele precisa estar atento, porque esse é um trabalho que vai além de escolher a roupa, é preciso sustentar aquilo que se transmite pelo modo de vestir”.
A jornalista e designer de moda Mariana Goulart avalia que o produtor de moda precisa saber usar a internet como sua aliada tanto para pesquisar referências quanto para divulgar seu trabalho. “Há atualmente uma série de blogs sobre moda com informações erradas ou mesmo cópia de outros sites. Há também casos de blogueiras que são pagas para falar bem de determinadas marcas. Isso é um problema que afeta todo o setor. Uma dica que eu dou para os produtores de moda que querem ter um blog é que o trabalho precisa ter conteúdo e ser autoral”.
A fotógrafa e designer de moda Flávia Sá avalia que um produtor de moda precisa também estar preparado para trabalhar em campanhas fotográficas. “Cada campanha ou editorial precisa comunicar aquilo que é pretendido pela marca e para isso, o profissional precisa saber montar o roteiro, planejar a pré-produção, a produção e aquilo que eu costumo chamar de desprodução que é quando se devolve para a loja as roupas que foram usadas no editorial, elas precisam ser entregues limpas e em melhor estado do que quando você recebeu”.