Inscrições abertas para cursos na modalidade Educação de Jovens e Adultos

2. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

proeja_canoinhasO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 20 de julho para quatro cursos ofertados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, estão sendo ofertadas 140 vagas em quatro cidades: Garopaba, Jaraguá do Sul, Penha e São Miguel do Oeste. Todos os cursos são gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

A modalidade EJA é voltada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade regular. No IFSC, os cursos dessa modalidade são ofertados por meio do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Nos cursos Proeja/FIC, o aluno faz a qualificação profissional articulada às séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para concorrer às vagas, o candidato deve ter 18 anos completos e ter concluído as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano ou 1ª à 4ª série) e não ter concluído as séries finais (6º ao 9º ano).

Já no curso Proeja/Técnico Certific em Vestuário, o aluno faz a formação técnica articulada ao ensino médio. Esse curso é voltado para pessoas que atuam ou já atuaram na área têxtil. Além disso, para concorrer às vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental, não ter concluído o ensino médio e ter no mínimo 18 anos. Metade das vagas serão destinadas aos candidatos que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no Portal de Ingresso. Candidatos que não possuem acesso à internet podem podem dirigir-se aos telecentros dos câmpus do IFSC para realizar a inscrição, nos endereços e horários indicados nos editais 16, 17 e 18.

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise socioeconômica ou por sorteio público, dependendo do curso. Para o curso de Pescador Profissional, também serão realizadas provas de natação e de flutuabilidade estática.

A divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada será feita no dia 23 de julho, a partir das 17h. Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Confira abaixo detalhes dos cursos ofertados:

Garopaba
Proeja/FIC em Operações Básicas de Hospedagem
Forma de seleção: sorteio público

Jaraguá do Sul
Proeja/Técnico Certific em Vestuário
Forma de seleção: análise socioeconômica

Penha
Proeja/FIC em Pescador Profissional
Forma de seleção: análise socioeconômica

São Miguel do Oeste
Proeja/FIC em Costura Básica