Conselho Superior aprova parecer sobre a nova Resolução 13

3. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

SONY DSCEm reunião realizada nesta segunda-feira (30), o Conselho Superior (Consup) aprovou o parecer referente aos itens onde havia dissenso sobre os termos da nova Resolução 13. O parecer foi elaborado por uma comissão designada pelo próprio Consup.

De acordo com o parecer, a carga horária mínima em sala de aula para os professores do IFSC será de 8h semanais, e a máxima 18h. O parecer também propõe que o tempo de preparação de aula seja de 75% da carga horária em sala de aula para disciplinas já ministradas pelo professor e de 100% para novas disciplinas.

A conselheira Eliana Cristina Bär, integrante da comissão que fez a análise, explicou que o parecer do Consup levou em consideração os pareceres já emitidos pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e pelos Colegiados dos Câmpus. “De acordo com o parecer do Codir, 100% de preparação de aula para todas as disciplinas teria um impacto muito grande na questão orçamentária dos câmpus”, explicou.

Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do IFSC e presidente do Consup, reiterou a posição da comissão. “Somos uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. Todas as demais atividades do professor, inclusive de atendimento aos alunos, orientação, Trabalho de Conclusão de Curso e Projeto Integrador seriam inviabilizadas. O Conselho Superior se posicionou não só pelo ponto de vista da atividade docente, mas sobre o impacto disso para toda a instituição”, completou a reitora.

Para conferir o parecer completo feito pela comissão, clique aqui.

Histórico

Coordenado por uma comissão formada por representantes dos câmpus e da Reitoria, o processo de revisão da Resolução 13 teve início em março de 2013 e envolveu a elaboração progressiva de propostas de minutas a partir de consultas aos docentes, análise da legislação em vigor e de discussões realizadas em todos os câmpus para encaminhamento e avaliação de contribuições.

Foram disponibilizadas, ao longo do processo, cinco versões da resolução. “Foi um trabalho muito denso e longo, devido à complexidade da nossa instituição. Mas a comissão escolhida legitimamente pelo Consup fez um ótimo trabalho e fez o parecer a partir de todas as propostas já amplamente debatidas ao longo do processo”, concluiu a reitora. A última versão do documento será disponibilizada em breve no site do Conselho Superior. Os anexos da resolução não foram contemplados no parecer porque serão analisados novamente pelo Cepe.

Transmissão ao vivo pela IFSCTV

A IFSCTV, lançada oficialmente no dia 26 de junho, fez a transmissão ao vivo da reunião do Consup. A gravação da reunião também está está disponível no canal da IFSCTV no YouTube.

Outros assuntos:

• Regulamento CPA: foi aprovada alteração do regulamento interno da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para inclusão das comissões locais, que irão trabalhar de forma integrada com a comissão central.
  • Aprovação de curso: foi aprovada a oferta do curso técnico subsequente em Guia de Turismo pelo Câmpus Garopaba. A oferta será intercalada com o curso técnico em Hospedagem, já com turmas em andamento.
  • Aprovação PDTI 2014/2015: o diretor de Tecnologia da Informação e da Comunicação, Emerson Mello, apresentou aos conselheiros o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI 2014/2015). Mello apresentou como a equipe de elaboração do PDTI fez o levantamento das necessidades, das quais 38 vieram do PDTI 2013 e mais 13 foram incorporadas. O plano de investimento proposto foi de R$ 2.611.353,00.
  • Eleições: os conselheiros aproveitaram a presença do diretor de TI do IFSC e fizeram questionamento acerca da segurança e legitimidade do processo eleitoral, realizado pela primeira vez de forma online. Mello explicou que o Sistema Hélius, escolhido pelo Comitê de TI, foi a tese de doutorado de um aluno do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e já foi utilizado por outras instituições, como a Sociedade Brasileira de Computação e Universidade de Princeton.
  • SONY DSCAprovação Neads: foi aprovada a criação de nove Núcleos de Educação a Distância (NeaDs), que já receberam as visitas de avaliação de infraestrutura, que seguiu os mesmos critérios adotados pela Capes.

Essa foi a última reunião da atual composição do Conselho Superior do IFSC. Todos os membros foram certificados (clique aqui para ver todas as fotos) pelo período de atuação no colegiado. A posse dos novos membros, que atuarão no Consup até junho de 2016, será na próxima segunda-feira (7) às 9h, no auditório da Reitoria.

Tags: ,