Florianópolis recebeu reuniões do Conif e do Forplan

4. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

SONY DSCDe 1º a 3 de julho, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi o anfitrião da 43ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Nesta mesma semana, de 30 de junho a 2 de julho, também aconteceu em Florianópolis a reunião do Fórum de Planejamento e Administração (Forplan), que reúne os pró-reitores de Administração da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Durante a abertura do encontro, que contou com a participação do Coral do Câmpus Florianópolis, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressaltou que reuniões como estas são importantes para estreitar laços como rede. “Estamos muito orgulhosos de receber os reitores pró-reitores dos demais institutos federais em nossa instituição, pois reuniões como essas só fortalecem e integram ainda mais a Rede Federal”, disse.

Maria Clara falou também do principal ponto de pauta da reunião, que era a definição dos critérios para elaboração da matriz orçamentária 2015, feita pelo Forplan e aprovada pelo Conif. “É um momento importante para estabelecer planos e traçar caminhos para a Rede. O trabalho de todos nós vai fazer com que tenhamos os resultados que esperamos e de que a sociedade precisa”, concluiu a reitora.

print_conif

Assista à reportagem da IFSCTV sobre o assunto

O presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, destacou que uma das característica dos Institutos Federais é o jeito de fazer a qualificação, voltada para as pessoas. “Precisamos reforçar nosso comprometimento com a educação pública, aplicando da melhor maneira possível o dinheiro público na Educação Profissional e Tecnológica”, disse.

Além da definição dos critérios para elaboração da matriz orçamentária 2015, outros assuntos foram abordados durante a reunião do Conif. Entre eles, estava a internacionalização dos Institutos Federais, por meio do fortalecimento dos programas de intercâmbio e ampliação da inserção dos Institutos no Ciência Sem Fronteiras.

SONY DSC

Outro assunto tratado na reunião foi a proposta de um mestrado profissional para a Rede, que será ofertado pelos Institutos Federais e coordenado pelo Conif. O documento com as diretrizes já foi finalizado e agora será encaminhado para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e solicitado a Capes.

A próxima reunião do Conif será realizada no mês que vem, em Fortaleza. O principal ponto de pauta será a participação da Rede Federal no Pronatec 2.

Tags: ,