Alunos do Câmpus Chapecó visitam cidades históricas de Minas Gerais

10. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

visita_minas3Entre os dias 6 e 11 de junho, 35 alunos dos módulos IV e V do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Chapecó fizeram uma visita técnica às cidades históricas de Minas Gerais. Os alunos foram acompanhados pelos professores Adriano Larentes da Silva (História), Erica Mastella Beninca (Biologia), Fabio Machado da Silva (Química) e a intérprete de Libras, Katia Barroso.

As cidades visitadas foram São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas e Ouro Preto. Com a contribuição do professor Alex Bohrer do Câmpus Ouro Preto do IFMG e do guia local André Castanheira, os alunos puderam entender o processo de ocupação das minas gerais e a corrida do ouro, a questão escravagista mineira, a história de Tiradentes e os aspectos políticos e econômicos que levaram à Inconfidência Mineira.

Além da parte histórica, os alunos também tiveram contato com a cultura do estado. “A singularidade e beleza da arte barroca mineira e do rococó também foram objetos de estudo. Certamente conhecer as obras da escola do mestre Aleijadinho, na cidade de Congonhas, foi um privilégio, dada sua beleza única e seu valor histórico-cultural inestimável”, conta a professora Erica.

visita_minasOs alunos ainda puderam fazer uma vista ao Museu de História Natural da Universidade Federal de Ouro Preto, onde puderam conferir inúmeros exemplares de minerais da região, como ouro, quartzo, hematita, ametista e tantos outros. Para finalizar a viagem, os alunos visitaram a Mina de Ouro do Chico Rei que, no século XVIII, era explorada por escravos.

De acordo com as alunas Eduarda Tomazi e Izabel Zanotto, do módulo IV, a viagem foi muito interessante. “Pudemos conhecer monumentos históricos e expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disseram.

visita_minas2Além de aprofundar de forma interdisciplinar aspectos socioculturais, históricos, físicos e naturais das cidades históricas de Minas Gerais, a viagem possibilitou aos alunos um passeio no Brasil colonial, ficando clara a importância do estado mineiro para a configuração do atual cenário nacional. “Nada como uma viagem de estudos para unir teoria e prática e proporcionar aos educandos uma formação sistêmica, por meio da qual eles se empoderam de fato do conhecimento, pois a vivência e a experiência possibilitam que cada indivíduo crie suas concepções e, a partir delas, o aprendizado se concretiza naturalmente”, avalia a professora Erica.

A visita às cidades históricas de Minas Gerais foi definida nas reuniões de área e seu planejamento iniciou em março de 2014. O trabalho de preparação envolveu um grupo de oito professores das áreas de História, Biologia, Química, Sociologia, Filosofia, Arte, Geografia e Português.

Tags: , ,