Câmpus Xanxerê dá início às atividades do Mulheres Mil Pronatec

11. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

mm_pronatec_xanxereO Câmpus Xanxerê realizou na última quarta-feira (9) a aula inaugural do Mulheres Mil Pronatec. A primeira turma do programa no câmpus tem 22 alunas que vão fazer o curso de Operador de Computador. As inscrições das alunas foram feitas por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Na aula inaugural, a diretora do câmpus, Rosângela da Cruz, falou a respeito da conquista que as mulheres vêm obtendo nas últimas décadas. “Nós tivemos que batalhar para que cada uma pudesse estar hoje aqui, se capacitando, buscando o conhecimento, formando opinião, pois só a motivação não é suficiente. Temos que ter sabedoria de fazermos nossas próprias escolhas”, disse a diretora.

mm_pronatec_xanxere_2O coordenador adjunto do Pronatec no Câmpus Xanxerê, Ricardo Zanchett, apresentou a equipe e agradeceu a parceria realizada com o Cras. Ele enfatizou a importância de essas mulheres estarem no IFSC tanto para a instituição quanto para elas mesmas.

Elaine Weis Frese é uma das alunas da turma e afirma que espera obter mais autonomia com a formação que vai receber. “Eu não quero depender de ninguém, gosto de fazer as coisas por mim. Eu quero servir, não ser servida. Pois eu preciso de alguém até pra me ajudar tirar o dinheiro do banco, e acho que este curso vai ser muito importante pra eu deixar de depender de alguém”, considera.

O recebimento dos auxílios para que as alunas possam estudar é uma motivação para Elaine. “Eu moro em um bairro longe e sobrevivo apenas com um salário mínimo, então receber esses auxílios significa muito, principalmente o auxílio-transporte. Só assim eu tenho condições de fazer esse curso”, afirma.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.