Instrução Normativa estabelece critérios para criação de canais de relacionamento

17. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Está em vigor desde 11 de julho a Instrução Normativa n° 06/2014, que estabelece os procedimentos para criação, manutenção, extinção e adequação de canais de relacionamento institucionais, dentro das diretrizes da Política de Comunicação do IFSC. A nova norma prevê a possibilidade de adequação dos canais já existentes que não cumpram os requisitos estipulados e também a extinção daqueles que não cumpram com esses requisitos e não possam ser adequados.

Aprovada pelo Conselho Superior (Consup) em 22 de agosto de 2013, a Política de Comunicação do IFSC define canais de relacionamento oficiais como “veículos formais cujo objetivo é promover a interação de uma organização com seus públicos estratégicos”. Esses canais podem ser eletrônicos, digitais ou impressos, de acordo com sua forma de produção ou sistema de veiculação, ou ainda internos, externos ou mistos, de acordo com seu público.

Pela norma, a Diretoria de Comunicação (Dircom) passa a ser a responsável pela análise dos pedidos de criação de canais de relacionamento, que devem ser encaminhados por meio do Sistema de Chamados do IFSC. Entre com o login e senha da intranet, selecione Reitoria -> Diretoria de Comunicação -> Comunicação e no serviço selecione Criação de Canal de Comunicação. Os pedidos podem ser feitos por qualquer servidor, desde que haja um motivo institucional que justifique a criação. Nos câmpus atendidos por jornalistas regionalizados, recomenda-se que esses profissionais sejam consultados.

O canal a ser criado deve obedecer aos seguintes atributos básicos: ter público estratégico definido; ter objetivo claro, de cunho institucional e não pessoal; ter linha editorial definida; contribuir para o fortalecimento da imagem do IFSC; ter periodicidade definida; indicar setor e servidor que serão responsáveis pelo canal de relacionamento; ter avaliação permanente a fim de averiguar a efetividade do canal; não se sobrepor a algum canal já existente, salvo justificativa de maior efetividade da proposta solicitada; seguir a identidade visual do IFSC; ser encaminhado à Dircom via formulário.

Orientações para a criação e manutenção de canais de relacionamento voltados para os diferentes públicos do IFSC e nos diversos suportes possíveis serão detalhadas no Manual de Canais de Relacionamento, previsto na Política de Comunicação e em fase de elaboração pela equipe da Dircom. Após aprovado, o documento será disponibilizado aos servidores de forma complementar à Instrução Normativa n° 06/2014.

 

Atualizada em 24.04.14

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