Plataforma oferece plano de estudo individual para se preparar para o Enem

23. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

geekieEstudantes de ensino médio já podem acessar uma plataforma gratuita que oferece um plano personalizado de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto Geekie Games oferece online textos, videoaulas, simulados e jogos para os estudantes. O projeto também possibilita que os professores acompanhem em tempo real o desempenho dos alunos.

Ao acessar a plataforma, o aluno faz um teste diagnóstico para identificar quais são suas dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos. Com base no desempenho nas respostas, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades e pode estudar em aulas disponíveis na própria plataforma. Os estudantes também poderão fazer quatro simulados, em que as notas serão calculadas como no Enem, e consultar em quais faculdades seriam aprovados.

A Geekie, responsável pelo projeto, foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de edital no ano passado. “A ferramenta funciona como um professor particular. Se o aluno tem dinheiro, ele paga um professor, que monta um plano de estudos para ele. Mas a grande maioria não tem dinheiro e vai ficando para trás, perde a motivação e é difícil recuperar. Não queremos deixar ninguém para trás”, diz o co-fundador da plataforma, Claudio Sassaki.

De acordo com Claudio, a iniciativa já mostrou resultados no ano passado. A estimativa é que aproximadamente 70% dos pontos fracos dos estudantes cadastrados tenham sido superados. Os alunos com maior dificuldade tiveram uma melhora na nota três vezes maior que a média.

Em 2013, 11 estados aderiram ao Geekie Games e 1 milhão de alunos de escolas públicas foram cadastrados. Este ano, o número de estados que aderiram chegou a 19 e a meta é ter 3 milhões de estudantes cadastrados.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irá novamente reservar parte das vagas dos cursos de graduação para quem fizer o Enem 2014. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para as provas, que acontecem nos dias 8 e 9 de novembro.

Para acessar a plataforma, clique aqui.

Com informações da Empresa Brasil de Comunicação

Tags: