Câmpus Gaspar recebe o XXI Prêmio Expressão de Ecologia
28. julho 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Gaspar, MatériasO Programa de Gerenciamento Ambiental do Câmpus Gaspar do IFSC foi um dos vencedores do XXI Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental. A entrega da premiação foi realizada dia 25 de julho, na Fiesc, em Florianópolis.
O Prêmio, promovido pela Revista Expressão, contou com 64 projetos inscritos, de 112 empresas, instituições públicas e organizações não-governamentais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O Câmpus Gaspar do IFSC foi a única instituição pública de ensino a receber a premiação.
A professora Graciane Regina Pereira, responsável pelo projeto, explica que decidiu inscrever o Câmpus Gaspar como uma forma de compartilhar o trabalho realizado no Câmpus. Destaca que, para uma instituição de ensino, é fundamental atuar com ações de preservação ambiental também fora da sala de aula. “Temos um papel multiplicador tão ou mais importante que as empresas, pois trabalhamos com a formação de profissionais”, destaca Graciane.
Para o chefe do Departamento de Administração, Nilson de Souza Leal, a educação ambiental é prevista em lei e importante para a formação cidadã. Porém, as práticas sustentáveis devem ser realmente adotadas pela instituição. “Não podemos falar em gestão ambiental somente na sala de aula, mas temos que dar o exemplo na nossa casa”, completa.
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado pela Revista Expressão em 1993, após a realização da Rio 92, evento que foi um marco mundial na discussão da preservação do meio ambiente. Em 2014, a entrega do prêmio homenageou os 190 anos de imigração alemã no Brasil e foi realizada em paralelo com o Fórum de Gestão Ambiental.
Saiba mais sobre o Programa de Gerenciamento Ambiental do Câmpus Gaspar:
O Programa de Gerenciamento Ambiental do Câmpus Gaspar consiste na adesão voluntária do Câmpus ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente. O Programa é dirigido a instituições da administração pública que optem por rever suas posturas, atitudes e práticas, consolidando uma agenda ambiental. A implantação do projeto iniciou-se em 2010 e também fazem parte do Programa IFSC Sustentável.
Uma pesquisa apontou que, no Câmpus Gaspar, o consumo de energia e água, o descarte de lâmpadas fluorescentes e a geração de resíduos de papéis e de efluentes químicos e sanitários representavam os principais problemas em relação à gestão ambiental.
A partir desta constatação, foram adotadas várias medidas, como economia e reuso de materiais, substituição de copos descartáveis por canecas, entre outros. Também foram realizados projetos de extensão com a comunidade, como a Semana do Meio Ambiente, a Gincana Ambiental e o projeto Valorizando a Biodiversidade.
Alguns dos resultados obtidos estão o encaminhamento de cerca de 110 quilos de resíduos sólidos por semana para a reciclagem e a coleta de 120 litros de óleo, usados posteriormente na confecção de sabão. Pilhas e baterias são enviadas para o descarte adequado e resíduos eletroeletrônicos são reciclados e reaproveitados por uma instituição de Itajaí.