Câmpus Gaspar recebe o XXI Prêmio Expressão de Ecologia

28. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

premio-bannerO Programa de Gerenciamento Ambiental do Câmpus Gaspar do IFSC foi um dos vencedores do XXI Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental. A entrega da premiação foi realizada dia 25 de julho, na Fiesc, em Florianópolis.

O Prêmio, promovido pela Revista Expressão, contou com 64 projetos inscritos, de 112 empresas, instituições públicas e organizações não-governamentais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O Câmpus Gaspar do IFSC foi a única instituição pública de ensino a receber a premiação.

A professora Graciane Regina Pereira, responsável pelo projeto, explica que decidiu inscrever o Câmpus Gaspar como uma forma de compartilhar o trabalho realizado no Câmpus. Destaca que, para uma instituição de ensino, é fundamental atuar com ações de preservação ambiental também fora da sala de aula. “Temos um papel multiplicador tão ou mais importante que as empresas, pois trabalhamos com a formação de profissionais”, destaca Graciane.

Para o chefe do Departamento de Administração, Nilson de Souza Leal, a educação ambiental é prevista em lei e importante para a formação cidadã. Porém, as práticas sustentáveis devem ser realmente adotadas pela instituição. “Não podemos falar em gestão ambiental somente na sala de aula, mas temos que dar o exemplo na nossa casa”, completa.

premio-geralO Prêmio Expressão de Ecologia foi criado pela Revista Expressão em 1993, após a realização da Rio 92, evento que foi um marco mundial na discussão da preservação do meio ambiente. Em 2014, a entrega do prêmio homenageou os 190 anos de imigração alemã no Brasil e foi realizada em paralelo com o Fórum de Gestão Ambiental.

 

 

Saiba mais sobre o Programa de Gerenciamento Ambiental do Câmpus Gaspar:

premio-recebendoO Programa de Gerenciamento Ambiental do Câmpus Gaspar consiste na adesão voluntária do Câmpus ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente. O Programa é dirigido a instituições da administração pública que optem por rever suas posturas, atitudes e práticas, consolidando uma agenda ambiental. A implantação do projeto iniciou-se em 2010 e também fazem parte do Programa IFSC Sustentável.

Uma pesquisa apontou que, no Câmpus Gaspar, o consumo de energia e água, o descarte de lâmpadas fluorescentes  e a geração de resíduos de papéis e de efluentes químicos e sanitários representavam os principais problemas em relação à gestão ambiental.

A partir desta constatação, foram adotadas várias medidas, como economia e reuso de materiais, substituição de copos descartáveis por canecas, entre outros. Também foram realizados projetos de extensão com a comunidade, como a Semana do Meio Ambiente, a Gincana Ambiental e o projeto Valorizando a Biodiversidade.

Alguns dos resultados obtidos estão o encaminhamento de cerca de 110 quilos de resíduos sólidos por semana para a reciclagem e a coleta de 120 litros de óleo, usados posteriormente na confecção de sabão. Pilhas e baterias são enviadas para o descarte adequado e resíduos eletroeletrônicos são reciclados e reaproveitados por uma instituição de Itajaí.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.