Inclusão: Câmpus Continente forma duas turmas pelo Pronatec

31. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

formaturaJanaína Marinho Marceniuk, 29 anos, reside na Fazenda da Esperança, organização não-governamental dedicada à recuperação de dependentes químicos em Florianópolis. Na quarta-feira (30), ela e outras nove colegas receberam a certificação do curso de Padeiro, oferecido pelo Câmpus Florianópolis por meio do Mulheres Mil – Pronatec, no Auditório da Reitoria.

Janaína conta que, após um mês de permanência na instituição, foi convidada para fazer o curso. Agora, com o certificado na mão, faz planos para atuar na profissão, que segundo ela virou uma nova “paixão” em sua vida. “No começo, achei muito chato a professora falar aquelas coisas, contar a história do pão. Não sabia para que servia isso, mas depois fui gostando”, conta. Agora, Janaina trabalha na padaria da instituição, local onde foram realizadas as aulas. Quando terminar o tratamento, quer continuar estudando e se aperfeiçoar. “Tem que ter muito amor na cozinha, saber que o alimento precisa ser preparado com muita dedicação”, completa.

Além das alunas do curso de Padeiro, também receberam seus certificados 12 alunos do curso de Atendente de Lanchonete. A turma é formada por pessoas com necessidades especiais diversas, atendidos pela APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade, com sede em São José.

formatura1O coordenador da instituição, João Leopoldo Silva Petry, explica que essa é a quinta turma na área de gastronomia formada em parceria entre o IFSC e a APABB, além de outras em cursos variados. Segundo ele, muitos alunos já estão no mercado de trabalho, com acompanhamento da APABB, que orienta os egressos e empresários contratantes. Porém, esse não é o único objetivo do curso. “O que buscamos é uma mudança de atitude na sociedade e também na casa dos alunos, com a família”, aponta Petry.

A mudança no modo de agir dos alunos também é observada pela orientadora pedagógica do curso de Padeiro, Cláudia Basso. “O mais importante é que o curso Mulheres Mil auxiliou na autoestima delas, na valorização como mulheres. Acho que elas se empoderaram das potencialidades que têm e passaram a acreditar mais nelas mesmas”, afirma. Além de aprender a fazer os mais diversos produtos de panificação, as alunas tiveram aulas de informática, ética e cidadania, legislação trabalhista, saúde e higiene da mulher.

A formatura teve diversas homenagens dos alunos aos professores. A coordenadora da Fazenda da Esperança, Sara Kay Gomes Dias, entregou aos professores o certificado de “Embaixadores da Esperança”. Já os professores entregaram uma caixa de livros doados, para a biblioteca da instituição.

formatura3Após a solenidade, alunos, professores, familiares, servidores do IFSC e representantes das instituições parceiras participaram de um coquetel, servido no restaurante do Câmpus Florianópolis. Todas as delícias foram preparadas e servidas pelos alunos formandos.

Tags: , ,