Começam as aulas do programa Mulheres Sim

8. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus Gaspar, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

mulheressim_bernadete_joinvilleAos 56 anos, a artesã Bernadete Lingoski tem uma nova rotina desde a última semana. Em dois dias da semana, ela pegará um ônibus às 10h30 de Itapoá para chegar em Joinville às 13h40 e conseguir assistir às aulas no Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde busca um aperfeiçoamento do trabalho que já desenvolve na sua cidade. Ela é uma das mulheres contempladas na primeira edição do programa de extensão Mulheres Sim do IFSC, que tem como objetivo incentivar mulheres sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto, em situação de vulnerabilidade social, a voltarem a estudar e propor uma geração de renda . Desde a última semana, cinco câmpus já deram início às atividades promovendo as aulas inaugurais para cerca de 140 estudantes.

mulheressim_aulaA primeira aula inaugural foi realizada pelo Câmpus Joinville no dia 1º de agosto. Bernadete espera que o curso lhe abra uma oportunidade de gerar renda. Artesã e presidente da Associação de Artesãos Pedra que Suja, ela faz lembranças com materiais locais – como troncos, conchas e escamas de peixe – para valorizar a cultura local. Os objetos que confecciona são bastante vendidos em Itapoá na época de férias, quando os turistas levam como lembrança. Mas, em feiras fora da cidade, eles não têm tanta saída e é aí que a agora aluna do IFSC acredita que o programa possa ajudar. “Além de aprender para mim, espero repassar o que aprender para os demais membros da associação”, conta.

Nesta semana, foi a vez dos câmpus Caçador, Canoinhas, Gaspar e Lages iniciarem as atividades. Até o final do mês, aulas inaugurais do programa também serão realizadas nos câmpus Criciúma, Itajaí e São Miguel do Oeste.

CIMG4194Em Caçador, todas as alunas do programa são detentas do presídio regional do município. Por isso, a aula inaugural foi realizada nas dependência do presídio. A coordenadora do programa no câmpus, Danielle Regina Ullrich, avalia o início das atividades como muito positivo. “Acredito que começamos muito bem, a expectativa das alunas é alta e esperamos corresponder”, afirmou. Na primeira aula, as estudantes conheceram melhor o programa, participaram de uma dinâmica com os servidores do IFSC e puderam desfrutar de um coquetel.

mulheressim_elite_lagesA dona de casa, Elite Pagno Puerari, de 65 anos, é uma das alunas do Câmpus Lages. Atualmente, ela faz pequenas costuras para aumentar a renda. “Pretendo aproveitar o que será ensinado”, conta. Elite já participou de um curso no câmpus ofertado pelo programa Mulheres Mil e gostou bastante. E a expectativa para o curso que começou nesta semana é ainda maior. “Este que vamos começar agora eu acredito que será melhor ainda, pois foi explicado como será o projeto e gosto da ideia de um ajudar o outro na economia solidária.”

Clique aqui para conferir a galeria com fotos das aulas inaugurais do programa Mulheres Sim pelo estado.

Saiba mais sobre o programa

O programa Mulheres Sim é formado por três projetos: a oferta do curso de extensão “Educação e Gênero”, a realização de uma Feira de Economia Solidária e a Avaliação das Egressas. As aulas serão dadas de agosto a outubro deste ano. Com carga horária de 80h, o curso é composto por sete disciplinas: Conhecimento histórico-cultural, Saúde da mulher e da família, Ética e cidadania, Linguagens, Informática, Desenvolvimento social e sustentável, e Vivência matemática. Parte do curso será destinado a pensar formas de geração de renda para as alunas.

As alunas recebem R$100,00 de auxílio financeiro por mês durante o período das aulas. Após o término do curso, cada câmpus promoverá uma feira de economia solidária para divulgar o trabalho das estudantes. Além disso, será feita uma avaliação das egressas para que o IFSC compreenda o impacto do programa na vida das mulheres.

O programa foi criado para atender mulheres prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos, sem escolaridade e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, atendendo as Diretrizes Nacionais do Plano Nacional de Políticas para Mulheres 2013 – 2015 e fortalecendo as ações institucionais que atendem ao terceiro do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher). O objetivo principal do Mulheres Sim é institucionalizar e valorizar um programa com recorte de gênero no IFSC. “A partir do espaço das mulheres, queremos agregar valor ao conhecimento das alunas e incentivar uma geração de renda”, explica a assistente social responsável pelo programa no IFSC, Ania Tamilis Silva.

A ideia de criar o Mulheres Sim surgiu no ano passado, quando o IFSC foi informado que, a partir de 2014, o programa do Governo Federal Mulheres Mil estaria vinculado ao Pronatec. “Foi uma forma que encontramos para continuar oferecendo oportunidades às mulheres que não se enquadrariam mais no perfil do Pronatec”, conta.

Como participar

As inscrições para o programa foram abertas no mês de julho por meio de edital, mas ainda há 46 vagas para os câmpus Gaspar, Itajaí e São Miguel do Oeste. A inscrição para os cursos deve ser feita no Portal de Ingresso do IFSC. Candidatas que não possuem acesso à internet podem fazer sua inscrição nos próprio câmpus

Mais informações sobre esse curso podem ser obtidas no Edital 20/DEING/2014/2. Em caso de dúvidas, a candidata pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Tags: ,