Novos servidores participam de ambientação em Florianópolis

20. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão de Pessoas, Matérias

ambientacao_agoCerca de 100 servidores que entraram em exercício recentemente no IFSC participaram de uma ambientação na semana passada, nos dias 14 e 15 de agosto, promovida pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação. O encontro foi realizado no auditório da Reitoria, em Florianópolis, e contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

As ambientações são capacitações para que o servidor conheça o IFSC como um todo, saiba quais as atribuições de cada setor e tenha contato com os principais gestores da instituição. Durante os dois dias, os participantes assistem à palestras e apresentações sobre a história e a estrutura do IFSC e sobre as atividades de cada uma das cinco pró-reitorias.

Esta edição da ambientação dos novos servidores contou com duas novidades: a palestra “O IFSC em números e os números em análise”, com o diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas, Gustavo Henrique Moraes; e a apresentação cultural da professora do Câmpus Florianópolis Tânia Meyer, que interpretou duas canções de sua própria autoria. Segundo Luciana Ughini Goldschmidt, uma das organizadoras da ambientação, também foi retomada nesta edição a dinâmica de apresentação dos novos servidores. “Essa dinâmica é fundamental para a integração dos participantes. É a partir dela que as pessoas começam a se conhecer e acabam se identificando com os colegas, percebendo que existem outras pessoas na mesma situação que a deles”, conta.

ambientacao_ago2

O assistente em administração do Câmpus Chapecó Sandro Nystrom Lozekam achou a ambientação bem produtiva. “Foi uma boa oportunidade de integração com os colegas dos demais câmpus, e possibilitou aos novos servidores conhecer a estrutura e atuação das diversas Pró-Reitorias e do Gabinete”, avalia o servidor, que entrou em exercício em setembro de 2013. “Até então, residia no Rio Grande do Sul, mas já havia lido diversas reportagens mencionando o IFSC como um dos melhores Institutos Federais do país. Inclusive essa foi uma das principais motivações para prestar o concurso, uma vez que eu já atuava na área da educação e pretendia evoluir profissionalmente”, conta.

Sandro ressalta que o que mais chamou sua atenção na capacitação foi poder conhecer outras áreas diferentes das quais trabalha diretamente. “Como atuo no Registro Acadêmico do Câmpus Chapecó, gostei muito da explanação da Pró-Reitoria de Administração, porque pude entender com maior clareza as atribuições desta Pró-Reitoria com a qual não tenho contato direto, tais como: planejamento orçamentário, procedimentos licitatórios, compras, entre outros”, conclui o servidor.

Já para o professor do Câmpus Canoinhas Cleidson Rosa Alves, o destaque da ambientação foi a parte de Gestão de Pessoas. “Muitas pessoas estavam com dúvidas quanto à carreira do servidor público. Acho que deveria ter mais tempo para esta parte”, avalia.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.