IFSC comemora oito anos do Câmpus Joinville

22. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

cmpus ifsc_baixaO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) comemora, nesta quinta-feira (21), oito anos da implantação do Câmpus Joinville. A inauguração da estrutura própria do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet), em 21 de agosto de 2006, permitiu a ampliação da oferta dos cursos técnicos e a implantação de cursos de graduação na maior cidade do Estado de Santa Catarina. Desde então, cerca de dois mil alunos já concluíram os cursos técnicos na instituição.

Atualmente cerca de 1.600 alunos estudam no Câmpus, que oferece regularmente os cursos Técnicos de Eletroeletrônica, Mecânica e Enfermagem e os cursos de Superiores de Tecnologia (Gestão Hospitalar e Mecatrônica) e cursos de qualificação profissional e de elevação de escolaridade, como os de Formação Inicial e Continuada (FIC), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e os programas Mulheres Mil e Mulheres Sim, exclusivos para mulheres.

ifsc laboratrio eletroeletrnica1_baixaLocalizado no Bairro Costa e Silva, o Câmpus do IFSC conta com uma estrutura de 13 mil metros quadrados, divididos em cinco blocos, e, além de salas de aula e quadra poliesportiva, tem vários laboratórios para aulas práticas de Elétrica, Eletroeletrônica, Mecânica, Robótica e Enfermagem. Seu quadro funcional tem aproximadamente 140 servidores, entre técnicos administrativos e professores, efetivos e substitutos.

Como instituição pública, em nível federal, o IFSC oferta cursos totalmente gratuitos e de qualidade reconhecida nacionalmente. Nos últimos seis anos consecutivos, o IFSC é apontado pelo Ministério da Educação (MEC) como o melhor Instituto Federal do país. Vale destacar ainda que o IFSC participa do Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs), que concede assistência estudantil a alunos de baixa renda.

Dando sequência à sua expansão, o IFSC trabalha para a instalação de um Câmpus Avançado, com cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional, na antiga Escola Estadual Conselheiro Mafra e no Centro de Educação Infantil Padre Carlos, no Centro de Joinville. O IFSC e o Governo do Estado já assinaram o Termo de Permissão de Uso e a primeira etapa está prevista para iniciar em 2015. “O projeto do novo Câmpus já foi encaminhado para o Ministério da Educação, para que possamos obter os recursos necessários. Será uma obra importante, pois vamos levar o IFSC para mais perto da população”, explica o diretor do Câmpus Joinville, Maurício Taques.

Histórico

ifsc laboratrio curso enfermagem1_baixaEmbora o Câmpus tenha apenas oito anos, a atuação do IFSC em Joinville começou em 1994, quando foi realizado convênio com o Hospital Dona Helena para o funcionamento do curso Técnico em Enfermagem. Nesta parceria, o Hospital cedeu as instalações e equipamentos e o IFSC disponibilizou os professores e a concepção, desenvolvimento e implementação da estrutura curricular do curso. Depois, enquanto Gerência Educacional de Saúde de Joinville, a unidade passou para uma estrutura cedida já no Bairro Costa e Silva.

Em 2006, o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica possibilitou a criação do Câmpus Joinville e, a partir de uma análise de mercado, foram implantados os novos cursos técnicos. Diante do grande número de empresas na região, foi identificada a demanda nas áreas de mecânica e eletroeletrônica.

Desde a sua inauguração, o Câmpus Joinville vem passando por ampliações constantes em sua área física e trabalhando para aumento da oferta de cursos. No segundo semestre de 2009, ocorreu a implantação dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica Industrial.

Os cursos

ifsc laboratrio mecnica1_baixaO Câmpus Joinville oferece os seguintes cursos técnicos: concomitante de Eletroeletrônica (noturno), concomitante de Mecânica (noturno), integrado de Eletroeletrônica (vespertino), integrado de Mecânica (matutino) e subsequente de Enfermagem (matutino).

Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

A instituição em Joinville tem também cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Hospitalar (noturno) e em Mecatrônica Industrial (noturno).

Tags: