Câmpus Geraldo Werninghaus é ponto de distribuição de sacos do programa Recicla Jaraguá

25. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jgw_recicla_jaragua_sacos_verdesPor meio de uma parceria firmada entre o Câmpus Geraldo Werninghaus e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), os alunos e servidores do câmpus podem retirar no câmpus os sacos plásticos verdes do programa “Recicla Jaraguá”, que promove a coleta seletiva nos bairros do município. Os sacos podem ser obtidos junto à Coordenadoria de Extensão do câmpus.

Segundo a professora Simone Czarnobai, o objetivo de disponibilizar os sacos verdes no câmpus é complementar a entrega realizada pela prefeitura de Jaraguá do Sul. “Em alguns casos os sacos não são suficientes, ou acabam não chegando aos moradores de casas e condomínios. Com a distribuição gratuita também no câmpus, a ideia é que nossos estudantes e servidores tenham uma alternativa para não ficar sem o material”, explica.

Além da distribuição dos sacos verdes, o câmpus também realizará ações ligadas à educação e à conscientização ambiental. “Estamos planejando a realização de palestras e outras atividades para sensibilizar nossos colegas e alunos sobre a importância da preservação ambiental”, conta a professora Anna Karolina de Souza Baasch.

A parceria entre o IFSC e a Fujama é uma iniciativa da comissão local do projeto IFSC Sustentável, que prevê a realização de ações ligadas à preservação do meio ambiente em todos os câmpus do Instituto. Fazem parte da comissão local os servidores Simone Czarnobai (coordenadora), Anna Karolina de Souza Baasch, Dulce-Cléa Bradacz, Fábio Meincheim, Nadja Margotti Mendonça e Rodrigo Domit.

Saiba mais sobre o uso dos sacos verdes:

– O que pode ser depositado nos sacos verdes?
Você pode colocar nos sacos todo o material reciclável como papel, plástico, metal e vidro. Esse material deve ser limpo (sem resíduos de comida ou bebida) e depositado dentro do mesmo saco. Vidros e objetos cortantes ou perfurantes devem ser embalados em papel ou acondicionados em um recipiente seguro antes de colocados no saco verde.

– O que não pode ser depositado?
Não deposite resíduos orgânicos de origem vegetal e animal, materiais contaminados (como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos, latas de tinta) e rejeitos, tais como absorventes femininos, curativos e papel higiênico.

– Para onde vai o material coletado?
O material reciclável vai para entidades que realizam o seu aproveitamento, fazendo a separação e a revenda desse material para a indústria e, assim, retornando o resíduo para o processo produtivo.

– Todo dia é dia de coleta seletiva?
Não. O caminhão da coleta seletiva passa nos bairros de Jaraguá do Sul uma vez por semana. Para saber o dia da coleta seletiva no seu bairro, acesse o site jaraguadosul.gov.br/fujama.

Tags: