Ética e Cidadania foi tema de palestra no curso Mulheres Sim em Lages
29. agosto 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, MatériasAs alunas do curso Mulheres Sim do Câmpus Lages do IFSC receberam nesta quarta-feira (27), a visita da filósofa Irdes Guadagnin, Irmã Franciscana do Apostolado Paroquial de Lages e membro do Centro de Direitos Humanos e Cidadania Irmã Jandira Betoni. Ela veio trabalhar o tema “Ética e Cidadania” no curso Educação e Gênero do curso, que visa a autonomia das mulheres participantes por meio da economia solidária.
Irdes dialogou com as alunas a respeito do que é cidadania. Desde sua origem conceitual, que na Grécia clássica designava os direitos do cidadão, até o seu exercício nos dias de hoje. “Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Preparar as pessoas para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação do país”, explicou.
A filósofa tratou do tema ressaltando a importância de oferecê-lo às alunas do curso especificamente, formado por mulheres com alguma vulnerabilidade social, pois, segundo Irdes “as mulheres são em sua grande maioria, aquelas que o tempo todo foram, e ainda são, as mais alijadas dos direitos, a começar pelo direito de se reconhecerem como cidadãs. Ao longo da história foram privadas de direitos básicos, como estudar, profissionalizar-se, serem donas de si, de suas vidas, de sua história, e sonharem com sua autonomia”.
Irdes parabenizou o Câmpus Lages do IFSC pelo projeto, destacando os benefícios que surgem de ações como o Mulheres Sim. “Uma ótima iniciativa, pois oferecer às mulheres a possibilidade de construírem o protagonismo de suas vidas é o caminho para saírem da dependência, superarem o medo serem incluídas no rol de direitos que conquistaram”, finalizou.