Ações de responsabilidade social contribuem para o desenvolvimento

4. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

mesa_empresas_bungeA contribuição das ações de responsabilidade social de duas grandes empresas para o desenvolvimento regional foi assunto de debate na noite desta quarta-feira (3), durante o 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014), que ocorre desde o dia 2 no Câmpus Gaspar.

Criada em 1955, a Fundação Bunge tem como foco principal a área da educação e desenvolve projetos sociais nas áreas onde a empresa tem unidades instaladas. Especificamente no município de Gaspar ocorre o projeto Comunidade Educativa, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Já o projeto Comunidade Integrada, desenvolvido em municípios do Tocantins, busca ampliar as potencialidades socioeconômicas e minimizar as fragilidades sociais da região onde a multinacional tem instalações. “Nosso compromisso é com ações que busquem uma sustentabilidade voltada para a educação”, disse o coordenador de projetos da Fundação Bunge, Paulo Ricardo Ritta.

mesa_empresas_dudalinaFundado em 2008, o Instituto Socioambiental Adelina Clara Hess de Souza coordena ações de responsabilidade social voltados à comunidade e aos colaboradores da empresa Dudalina, que tem unidades instaladas em Blumenau, Benedito Novo, Presidente Getúlio e Luiz Alves. A coordenadora de Responsabilidade Social do instituto, Patrícia Souza, destacou entre as ações desenvolvidas o projeto Sacola Social, que contribui para a geração de renda e a redução do volume de resíduo descartado. As sobras dos cortes da confecção de camisas são cortadas em pequenos retalhos, que são enviados para mais de instituições do país.

Além de doar os kits de retalhos, a empresa fornece capacitação para que as costureiras confeccionem sacolas ecológicas e compra a produção. “Nós dizemos que esse é um projeto de sustentabilidade 360 graus, pois nós doamos a matéria-prima e depois compramos de volta o produto feito com ela”, disse Patrícia. Ao longo do projeto já foram doados cerca de 25 mil kits de retalhos, o que corresponde a 51,7 toneladas de tecido que iriam para o lixo, e capacitadas mais de mil pessoas. Os retalhos foram transformados em 65.862 sacolas.

Tags: