Intercâmbio é oportunidade para enriquecer currículo

4. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

palestra_internacionalizacaoAs oportunidades de intercâmbio estudantil oferecidas pelo IFSC por meio de programas específicos foi assunto de palestra na tarde desta quarta-feira (3), durante o 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014). A Coordenadoria de Assuntos Internacionais, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, presta assessoria para os estudantes e servidores interessados em estudar no exterior, auxiliando em questões como obtenção de visto, moradia e outras orientações.

Desde 2010 o IFSC encaminha alunos para instituições estrangeiras por meio do Propicie, programa institucional que concede bolsas de até cinco meses para alunos de cursos técnicos e de graduação. O Propicie já enviou 59 intercambistas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas instituições com as quais o IFSC mantém parceria, em países como Áustria, Argentina, Portugal e Canadá. Já o Ciência sem Fronteiras, do governo federal, é voltado apenas para alunos de graduação, mestrado e doutorado, e já levou 87 alunos do IFSC para instituições do exterior. Em 2013 o IFSC entrou também no programa Brafitec, voltado para a cooperação entre instituições do Brasil e da França. Esse programa, contudo, ainda não enviou pesquisadores do IFSC ao país europeu. Novo edital deve ser lançado em março de 2015.

De acordo com o coordenador de Assuntos Internacionais, Júlio Cezar Bragaglia, o domínio da língua inglesa é imprescindível para que os estudantes sejam aprovados em programas de intercâmbio, mas há diferenças no grau de exigência de acordo com o programa escolhido. Uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos desse idioma é a plataforma My English Online, de acesso gratuito, mantida pelo Ministério da Educação e pela Capes. Para mais informações sobre as oportunidades de intercâmbio no IFSC, clique aqui.

Tags: