Novo Guia de Cursos do IFSC é lançado nesta sexta

12. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

divulgacao_guia_facebookO novo Guia de Cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi lançado nesta sexta-feira (12) e já está disponível no Portal do IFSC e também nos sites de todos os câmpus. A nova ferramenta irá facilitar o acesso às informações sobre os cursos regulares ofertados pela instituição. O projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Comunicação (Dircom), com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

A diretora de Comunicação, Waléria Kulkamp Haeming, conta que o novo Guia de Cursos é a atualização de um importante canal de relacionamento do IFSC. “O Guia antigo já não atendia às necessidades institucionais. Sabemos que esse ainda não é o ideal, mas já é uma grande melhoria no acesso para o nosso público externo. Com a implantação do SIGAA, que será nosso novo sistema acadêmico, aí sim teremos um Guia de Cursos ideal”, afirma a diretora.

A coordenadora de Programação Visual, Geisa Golin Albano, explica que o novo Guia de Cursos é um melhoramento da versão antiga e começou a ser desenvolvido em março deste ano. “Tivemos uma melhora do projeto gráfico, mas o principal ganho é que agora o próprio coordenador do curso consegue fazer as atualizações necessárias”, conta.

Sobre a usabilidade, Geisa explica que a principal diferença está na busca pelo cursos. “Antes tínhamos um padrão linear, onde o usuário tinha que selecionar primeiro o câmpus, depois a formação e depois o curso. Agora, ele tem mais opções: pode buscar pelo tipo de curso, pelo mapa ou pela busca textual”, conta. “A incorporação do mapa também é interessante porque dá pra ter uma ideia da expansão dos câmpus e dos polos de educação a distância”, acrescenta a coordenadora.

As páginas dos cursos também ficaram mais dinâmicas, com as informações de todos os câmpus onde o curso é ofertado em uma mesma página. Além disso, um botão na própria página do curso leva o usuário direto para o sistema de inscrições. “Todo sistema é cíclico. A partir do momento que as pessoas conhecerem e começarem a usar o Guia de Cursos, teremos o feedback para fazer os ajustes necessários”, acrescenta Geisa.

Nos dias 12 e 13 de agosto, foram realizadas videoconferências com os coordenadores dos cursos para apresentação do sistema e orientações para preenchimento das informações. Os coordenadores que ainda não preencheram as informações do seu curso ou que precisam fazer correções, devem finalizar o que falta o quanto antes, já que o próximo período de ingresso já inicia na próxima quarta-feira (17). Em caso de dúvidas, os coordenadores podem entrar em contato com o Coordenadoria de Programação Visual da Dircom pelo telefone (48) 3877-9008 ou pelo e-mail programacaovisual@ifsc.edu.br.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.