IFSC leva alunos e servidores ao 32º Seurs em Curitiba

17. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias
seurs-estande-editada

Estande do IFSC no Seurs

O 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – Seurs, realizado Curitiba, Paraná, foi vitrine para projetos de extensão do IFSC. De 10 a 12 de setembro, alunos, servidores e professores do Instituto apresentaram nove comunicações orais, três oficinas e um minicurso. Ao todo foram mais de 130 alunos envolvidos e 20 servidores representando os câmpus Araranguá, Chapecó, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Gaspar e São José, além da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas/Diretoria de Extensão.

seurs-apresentacao-editada

Alunas do Mulheres Mil – Pronatec do Câmpus Joinville apresentam-se no Seurs

Cerca de 80 mulheres dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Operador de Computador do Programa Mulheres Mil – Pronatec, do Câmpus Joinville, participaram do evento. Elas foram divididas em três grupos e cada um participou de um dia do 32º Seurs. No dia 11 de setembro, a coordenadora dos cursos Pronatec – Mulheres Mil em Joinville, Suely Maria Anderle, e a professora Hannen Canaan apresentaram o Programa, acompanhadas de duas alunas, que deram seus depoimentos, assistidas pelas demais colegas. No mesmo dia, elas expuseram trabalhos produzidos em sala de aula e distribuíram lembrancinhas no estande do IFSC. Segundo Suely, a participação das alunas foi “uma experiência muito rica. Elas conheceram outras experiências e puderam conhecer um pouco do contexto acadêmico, não foi somente um passeio, mas uma viagem de estudos”, completa.

O 32º Seurs foi realizado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e a Universidade Estadual do Paraná – Unespar, e teve como tema”A extensão nos cursos de graduação: creditação, curricularização e integração”.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, destaca que o Seurs é um evento itinerante, realizado a cada ano em uma universidade da região Sul. Em 2013, aconteceu em Florianópolis, na UFSC. O IFSC passou a ser convidado para o evento a partir da participação do Instituto no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – Forproex. “É uma atividade muito importante para os alunos, de intercâmbio e também oportunidade para apresentarem seus trabalhos”, completa.

Extensão como parte do currículo

Ferreira destaca que, além da participação dos alunos e divulgação do IFSC, o Seurs contou com a realização da reunião semestral da sessão Sul do Forproex. Um dos assuntos discutidos foi o novo Plano Nacional de Educação, que determina que 10% do currículo de todos os cursos superiores sejam destinados, obrigatoriamente, a atividades de extensão. “Vamos iniciar essa discussão sobre a creditação das atividades de extensão para incluí-las nos currículos dos cursos”, afirma.
Na reunião foi definido que a próxima universidade anfitriã do Seurs será a Unipampa, do Rio Grande do Sul.

Tags: