Inscrições abertas para o LOD Brasil

22. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

lod_brasilEstão abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro Linked Open Data Brasil (LOD Brasil), que será realizado de 5 a 8 de novembro, em Florianópolis. A realização do evento é uma parceria entre o Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

As inscrições podem ser feitas a preços promocionais até o dia 10 de outubro. Até esta data, a inscrição geral, com acesso a todas as atividades do evento, custa R$ 20 para estudantes de ensino médio, de cursos técnicos e de cursos de graduação; R$ 70 para estudantes de pós-graduação e participantes do GT INDA e GT Ontologias da W3C Brasil; e R$ 250 para professores, pesquisadores e outros profissionais.

Após o dia 10 de outubro, os valores passam a ser de R$ 30 para estudantes de ensino médio, de cursos técnicos e de cursos de graduação; R$ 100 para estudantes de pós-graduação e participantes do GT INDA e GT Ontologias da W3C Brasil; e R$ 300 para professores, pesquisadores e outros profissionais.

Há também a opção para inscrição avulsa nos minicursos. Elas custam R$ 20 para estudantes de ensino médio, de cursos técnicos e de cursos de graduação; R$ 30 para estudantes de pós-graduação; e R$ 70 para professores, pesquisadores e outros profissionais. As inscrições devem ser feitas no site do evento.

Saiba mais

Linked Open Data (LOD) é um movimento iniciado há alguns anos pela comunidade acadêmica de Web Semântica que visa integrar dados de diferentes fontes e propósitos em uma grande rede conhecida como Web de Dados. O termo deriva de um estilo de publicação de dados na Web, chamado Linked Data, que utiliza a interligação de dados de diferentes fontes, usando técnicas e padrões que acrescentam estrutura, contexto e semântica aos dados.

A primeira edição do LOD Brasil tem como propósito reunir interessados no assunto, entre eles pesquisadores e profissionais de setores públicos e privados para discutir este movimento. O evento contará com a apresentação de trabalhos científicos, pôsteres, painéis temáticos, palestras e mesa redonda.

As temáticas discutidas incluirão: Government Linked Data, que trata de iniciativas de Linked Data aplicadas a dados governamentais; Enterprise Linked Data, que aborda o uso de Linked Data em empresas, sejam os dados abertos ou não; e desafios e oportunidades de pesquisa na área acadêmica e aplicações empresariais.

Submissão de artigos

A submissão de artigos para o evento pode ser feita até 29 de setembro. Serão selecionados trabalhos em três categorias: artigos científicos, relatos de experiência e desafio. A submissão deve ser feita por meio do sistema de gerenciamento de conferências EasyChair. No site do evento, foi disponibilizado um template padrão e orientações para envio dos trabalhos (clique aqui para acessar). Os artigos científicos e os relatos de experiência deverão ter de 10 a 16 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Tags: ,