Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição vai até dia 23 de outubro

25. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

6350A_selo_site_240x120px_MODAVai até 23 de outubro o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo para cursos técnicos e de graduação do IFSC.

Podem solicitar a isenção candidatos que possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), integrantes de famílias de baixa renda e doadores de sangue. Os pedidos devem ser feitos no Portal de Ingresso. Não é necessário pedido de isenção nos processos seletivos para cursos Proeja, porque, nesses casos, não há taxa de inscrição. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Câmpus Araranguá e os cursos técnicos do Câmpus Palhoça Bilíngue também não possuem taxa de inscrição. Para esses cursos, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise socioeconômica.

Para os candidatos inscritos no CadÚnico – em programas como Bolsa Família, Peti e BPC, entre outros – é necessário que a renda média de sua família seja de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até três salários-mínimos no total, somando-se as rendas de todos os integrantes da família. Por lei (Artigo 4o. do Decreto 6.135/2007), a família é composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar, todos moradores de um mesmo domicílio.

Candidatos integrantes de família de baixa renda e que não estão no CadÚnico também têm direito a pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, pela Lei 12.799/2013, o candidato precisa ter renda familiar média igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa e ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada. Os candidatos devem ter documentos que comprovem a situação declarada, pois o IFSC pode, a qualquer momento, solicitá-los.

O terceiro grupo que pode solicitar a isenção é o de doadores de sangue. Para isso, os candidatos devem comprovar que fizeram duas doações entre 23 de outubro de 2013 e 23 de outubro de 2014, por meio de documento de identificação com foto e comprovante de doação emitido por instituição coletora oficial. Essa documentação deve ser entregue no câmpus mais próximo.

Os pedidos de isenção serão analisados pelo órgão gestor do CadÚnico, quando se tratar candidatos inscritos no cadastro, e pelo IFSC, no caso de candidatos de famílias de baixa renda e doadores de sangue.

Mais informações podem ser obtidas nos editais do processo seletivo, disponíveis aqui. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Mais de 3 mil vagas em 17 cidades

O IFSC está oferecendo 3.455 vagas em 17 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. São 2.998 vagas em 85 cursos técnicos e 457 vagas em 25 cursos de graduação. Todos os cursos são gratuitos.

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet.

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 23 de novembro, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados.

Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 30 de novembro. O vestibular é composto por duas provas, uma realizada no período da manhã e outra no período da tarde. Todos os candidatos devem fazer as duas provas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no Portal de Ingresso. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Clique aqui e saiba quais cursos são oferecidos em cada Câmpus.

Tags: , ,