Alunos do Câmpus Jaraguá do Sul acompanham palestra sobre o processo eleitoral

3. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

unnamedEntre os dias 22 de setembro e 1º de outubro, todas as turmas do Câmpus Jaraguá do Sul puderam acompanhar a palestra sobre o processo eleitoral ministrada por Griselda Mafra, servidora do Tribunal Regional Eleitoral.

Levando em conta a importância do voto, algumas dicas importantes foram repassadas aos estudantes e servidores para que façam uma breve investigação antes de definirem seus votos. Uma delas é a consulta do perfil completo de cada candidato através do sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral. Os eleitores também podem fazer uma pesquisa através da ferramenta de consulta processual no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para conferir se o candidato está respondendo a processos ou até mesmo verificar no site do Tribunal de Contas de Santa Catarina possíveis pendências em prestações de contas de administrações anteriores.

Algumas das palestras se tornaram verdadeiros plantões de dúvidas e questionamentos sobre os procedimentos de cadastro eleitoral ou sobre a legislação e o sistema político nacionais, colaborando efetivamente para a consolidação da cidadania e da democracia. A simulação de votação, em uma urna eletrônica de treinamento, também atraiu bastante atenção.