Programa Mulheres Mil faz turismo pela história de Joinville
3. outubro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, MatériasAs participantes dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Operador de Computador dos programas Pronatec/Mulheres Mil do Câmpus Joinville foram fazer turismo para conhecer a história do município, dentro da disciplina de Conhecimento Histórico-social/Local. No roteiro, museus, exposições, diversão e muito aprendizado. Conforme a professora Hanen Kanaan, conhecer o passado ajuda a entender o presente e o papel de cada um na construção do próprio futuro e do grupo em que atua.
Nesta quinta-feira (2), o grupo visitou o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville e seu complexo expositivo, que inclui a casa enxaimel e o rancho e que contam histórias da vida rural e urbana da região da época da colonização. O Casarão, iniciado em 1867 e concluído em 1870, serviu como a casa de administração da Colônia Dona Francisca.
No dia 17 de setembro, as alunas visitaram o Museu de Arte de Joinville, a Cidadela Cultural, o Cemitério do Imigrante e o Parque Zoobotânico. Além de atrações turísticas, os pontos históricos ajudaram o grupo a conhecer o processo de imigração, o início da colonização e o desenvolvimento de Joinville.
“A gente conheceu lugares que estão aqui pertinho e que nem sabia que existiam. É uma vivência que faz a gente aprender mais e querer conhecer mais”, comenta a aluna do curso de Auxiliar de Cozinha, Nazária Ignez de Góes, de 65 anos. Quem também ficou fascinada com os passeios foi Lúcia Helena Soares Ramos, de 48 anos, do curso de Operador de Computador. “Estamos pegando a melhor parte da História, porque está tudo pronto. Agora, imagina o sofrimento dos imigrantes e pioneiros para construir tudo isso, para construir a nossa história”, reflete.