Ação de limpeza da orla da praia de Balneário Rincão recolhe mais de 400 kg de lixo
6. outubro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Criciúma, MatériasAlunos e professores do Câmpus Criciúma se juntaram a milhares de outros voluntários no mundo todo para promover o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, que é celebrado em mais de 100 países. Na manhã do dia 27, em menos de duas de trabalho eles recolherem 400 kg de lixo na orla da praia de Balneário Rincão e na Foz do Rio Urussanga. Entre os materiais mais encontrados estavam pedaços de isopor e garrafas PET. A atividade foi organizada pelo Câmpus Criciúma do IFSC, em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, prefeitura de Balneário Rincão, prefeitura de Criciúma, colônia de pescadores Z33 e Fundação do Meio Ambiente de Içara.
A iniciativa de organizar a atividade partiu do professor do Câmpus Criciúma Rodrigo Machado. “Eu costumava participar de ações promovidas no Rio Grande do Sul no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares e quando vim para Criciúma achei interessante replicar a atividade aqui na região. Pretendo até o fim do ano organizar outras ações de limpeza na praia”.
Os professores do Câmpus Criciúma Gilberto Tonetto, Nair Resende e Pedro Rosso também participaram da atividade. “É muito importante que os alunos estejam envolvidos em atividades como essas, porque isso ajuda a promover a consciência ambiental. Atrás do Câmpus Criciúma há um córrego que deságua no Rio Urussanga e é importante para os alunos verem que qualquer lixo jogado no córrego vem parar na Foz do Rio Urussanga”, afirma o professor Pedro Rosso.
Mais de 20 alunos do Câmpus Criciúma participaram da atividade. Uma das voluntárias foi a estudante Juliani Batista, do curso técnico integrado em Edificações. “Precisamos nos preocupar mais com a preservação do meio ambiente. Seria interessante que mais pessoas viessem, acho que o câmpus inteiro poderia se mobilizar para participar”.
Diana da Silva Marques, do curso técnico integrado em Mecatrônica, ficou surpresa com a quantidade e a variedade do lixo encontrado. “Nós recolhemos muitas garrafas PET, tênis e até mesmo um vaso sanitário, um banco de bicicleta e um carrinho de vender picolés”.
O prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, também participou da ação de limpeza. “Nós temos um problema muito sério com o descarte de lixo na cidade. Há muitos casos de veranistas que jogam móveis velhos na praia. A prefeitura tem um serviço que recolhe alguns tipos de entulho e recicla esses materiais, mas ainda falta consciência ambiental para que as pessoas nos liguem e solicitem o serviço”.
Todos os materiais recolhidos foram pesados e a lista completa dos resíduos foi encaminhada para a ong Ocean Conservacy, entidade responsável pela coordenação das ações de promoção do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares.