Empresário do ramo hoteleiro conta sua experiência na SNCT

20. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

SONY DSC

A iniciativa de criar uma rede para gerenciar hoteis e pousadas de pequeno porte e sua trajetória profissional foram relatadas pelo empresário do ramo hoteleiro Geraldo Linzmeyer em palestra na Semana dos Eventos Integrados (SEI) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Florianópolis-Continente na sexta, dia 17. Com 41 anos de atuação no setor, Geraldo criou a Cadeia de Hoteis Associados (CHA Hoteis), que tem como integrantes hoteis independentes (que não pertencem a grandeias bandeiras, como Ibis e Hilton) e familiares.

“No Brasil, 90% das unidades de hotelaria não pertencem a bandeiras. São o que se chama de ‘bandeiras brancas’”, comentou Geraldo na palestra ministrada no auditório da Reitoria. O total de unidades de hotelaria no País é de aproximadamente 26 mil, segundo o empresário. A CHA pode assumir toda a gestão do hotel, ou apenas uma área, como a de reservas. Atualmente oito hoteis fazem parte da rede, a maioria no Norte do Estado e Vale do Itajaí.

A família do joinvilense Geraldo Linzmeyer é bastante ligada ao setor hoteleiro. Seus pais eram proprietários do Hotel Anthurium, em Joinville, onde ele e os sete irmãos começaram a trabalhar. Por causa dessa ligação e da experiência do empresário no ramo, ele contou na palestra sobre sua trajetória e deu dicas aos estudantes presentes na plateia sobre a atuação na hotelaria. “Ter carisma e bom relacionamento ajuda. Quem trabalha no setor hoteleiro tem que lidar com dezenas de pessoas por dia e, se estamos descontraídos, acabamos nos dando melhor nos negócios.”

Nos seus 41 anos de atuação no setor, Geraldo diz que muitas vezes teve que retroceder, o que é normal numa carreira profissional. “Toda trajetória tem seus recuos. Faz parte do aprendizado.”

SONY DSCGeraldo fez cursos técnico e de graduação em Hotelaria e, depois disso, foi estagiário e funcionário da rede Hilton em São Paulo, Belo Horizonte e em duas cidades venezuelanas: Caracas e Barquisimeto. Também trabalhou no hotel da família, o Anthurium, e no Joinville Tourist Hotel. Foi, ainda, secretário de Turismo de Joinville, presidente da seção catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-SC) e do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville.

Além de diretor hoteleiro da CHA Hoteis, hoje é também representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) no Conselho Estadual de Turismo.

Os comenários não estão permitidos.