Turismo na região dos cânions foi tema de palestra na SNCT
20. outubro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, MatériasO potencial turístico da região dos cânions, no Sul do Estado, foi tema de palestra no último dia da Semana dos Eventos Integrados (SEI), promovida pelo Câmpus Florianópolis-Continente em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Carolina Braghirolli Stoll, professora do Câmpus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC), falou na sexta (17) sobre os atrativos da região – que incluem praias, lagoa, cânions e turismo rural – e das iniciativas promover o turismo no local.
Os cânions (ou canyons, em inglês) são vales profundos com encostas quase verticais, geralmente escavados por um rio. Um dos mais famosos é o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Santa Catarina também possui esse tipo de formação, em municípios como Praia Grande, Morro Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado, na divisa com o Rio Grande do Sul. Eles atraem muitos visitante à região, mas a infraestrutura turística ainda está em desenvolvimento, conforme explicou Carolina.
Os cânions estão inseridos em dois parques nacionais, o da Serra Geral e de Aparados da Serra. O aumento do interesse pelos cânions tem despertado nos moradores da região um sentimento de orgulho que antes não existia, segundo a professora do IFC. “Antigamente, não era bonito a pessoa dizer que é das ‘grotas’ [como os locais chamam os cânions]. Hoje sim”, afirmou.
Além dos cânions, a região, formada por 15 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc), possui outros atrativos, como praias em Araranguá e Balneário Gaivota, a maior lagoa de água doce do estado em Sombrio e o turismo rural.
O IFC, que oferece cursos técnicos em Guia de Turismo e em Hospedagem e um curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, tem apoiado o turismo na região com pesquisas de demanda e de potencial turístico, que incluem também dois municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A palestra de Carolina ocorreu no auditório da Reitoria.