Escola de Ermo conquista o Campeonato de Lançamento de Foguetes do Câmpus Araranguá

22. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, Matérias

lanamentofoguetesMilena Costa, aluna da Escola de Educação Básica Pedro Simon, de Ermo, foi a grande vencedora do segundo Campeonato de Foguetes realizado pelo IFSC e pelo Clube de Astronomia, nos dias 15 e 16. Ela conseguiu lançar o foguete a 132 metros. O segundo lugar ficou com Cleiton de Souza, da Escola de Educação Básica Manoel Gomes, que lançou o foguete a 126,47 metros, e o terceiro lugar ficou com Lucas Piazole, da Escola Básica Professora Neusa Ostetto Cardoso, que lançou o foguete a 125,80 metros. O segundo Campeonato de Lançamento de Foguetes foi realizado durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e reuniu mais de 70 alunos do IFSC e de oito escolas públicas da região.“O recorde da primeira edição foi de 113 metros e a nossa expectativa era superar esses valores”, explica Humberto de Oliveira, professor do Câmpus Araranguá e um dos organizadores da competição.

Os foguetes foram feitos de garrafas PET, fitas adesivas e balões e foram confeccionados durante as oficinas oferecidas por bolsistas do curso de Licenciatura Física do IFSC. “É preciso construir uma base de lançamento, colocar água no foguete e usar ar comprimido para que ele seja lançado. A performance do foguete depende de uma série de fatores, mas um dos mais importantes é a aerodinâmica”, explica Rafael Maciel, formado em Licenciatura em Física pelo IFSC e um dos organizadores da atividade.

lanamentofoguetes1A estudante do curso de Licenciatura em Física Ketterlin Farias conta que os foguetes que foram lançados de manhã contaram com o vento a favor, mas que no período da tarde do dia 16 foi preciso alterar a pista. “Nós lançamos foguetes mesmo com chuva, o que nós precisamos fazer foi alterar a pista para que o vento não atrapalhasse”.

Maykon Antunes, da Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi, passou algumas semanas preparando o seu foguete para a competição. “Eu gosto de estudar Física e quando os bolsistas do IFSC deram a ideia de construirmos foguetes eu fiquei muito interessado. Nas eliminatórias na escola eu consegui lançar a 88 metros e agora na competição alcancei o mesmo resultado. O problema é que meu foguete pesou mais para um lado e isso prejudicou o lançamento”.

Tags: