SNCT do Câmpus Urupema termina com atividades práticas relacionadas ao vinho e à prestação de serviços

24. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, Matérias

Os últimos dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Urupema tiveram atividades práticas relacionadas ao vinho e à prestação de serviços.

Aprendendo a Administrar

Por meio de um jogo online, onde os participantes têm que administrar uma barraquinha de limonada, foi ofertada a oficina “Aprendendo a Administrar”, Coordenada pelas servidoras Samanta Coelho de Freitas e Grazielle dos Santos, a atividade tinha o intuito de dar uma noção teórica de conceitos da administração de uma empresa. O jogo era uma forma de colocar em prática esses conhecimentos.

“Cada um faz sua receita e conta com quatro produtos: limão, gelo, açucar e copos. Eles têm que administrar a compras deles e com isso se familiarizam com noções de mercado. Se compram pouco, o preço é maior. Se compram em grande quantidade, tem desconto.”, explica Samanta.

O jogo ensina a gerenciar o estoque, uma vez que os produtos são perecíveis não podem ser comprados em quantidade desnecessária. A ferramenta traz, ainda, outros recursos para aumentar a produtividade, como o questão meteorológica (se o dia será de calor, a tendência é que aumentem as vendas de limonada). “O participante começa com R$ 100 para investir. Houve quem terminasse com R$ 444,00 e quem decretou falência”, finaliza Samanta.

Simplificando a Harmonização entre Vinho e Comida

A atividade mais disputada da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Urupema aconteceu no nesse terceiro dia de evento. A oficina “Simplificando a Harmonização entre Vinho e Comida”, ministrada pelo professor Wilton Cordeiro, do Câmpus Florianópolis-Continente.

Houve uma breve explicação sobre os vinhos produzidos nas regiões de altitude, seguida da degustação deles em uma atividade prática reunindo o tinto, branco, rosé e espumante. Em seguida foi feita sua harmonização com os queijos brie, grana, parmesão, provolone e serrano.

“A atividade fez com que nós começássemos a perceber que um queijo, o serrano, por exemplo, não combinava com o vinho que ele propôs, pois seu sabor se sobressaía em relação à bebida. Ensinou que a harmonização entre vinho e comida é quando um realça o sabor do outro”, ressalta Rosiana Taís Andreolla, assistente social do Câmpus Urupema que estava entre as 30 participantes da atividade.

Nova atividade prática no último dia de SNCT

O professor Wilton Cordeiro voltou no último dia da Semana Nacional de Ciência (SNCT) do Câmpus Urupema para uma oficina com profissionais do turismo da região. O evento teve inscrições limitadas e era voltado principalmente para garçons e pessoal de hotéis, pousadas e restaurantes da cidade.

Na oportunidade, foram abordados assuntos cotidianos do ato de servir um cliente que podem estar sendo feitos de maneira incorreta. São dicas de apresentação e higiene pessoal, gírias e expressões que devem ser evitadas na hora de atender. Enfim, o comportamento do trabalhador em uma situação de atendimento a um cliente. “A sua imagem profissional está vinculada a imagem do local de trabalho. Cada Garçom quando atende um cliente tem o poder de cativá-lo ou expulsá-lo definitivamente do Restaurante”, reforça Wilton.

Ainda, a capacitação abordou técnicas de apresentação de bebidas, principalmente o vinho e suas diferenças quanto ao modo de servi-lo e características de cada tipo da bebida.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.