Câmpus Caçador recebe palestras sobre o Outubro Rosa

30. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

DSC00022A Rede Feminina de Combate ao Câncer ministrou, nos dias 24 e 29 de outubro, duas palestras aos alunos e servidores do Câmpus Caçador, em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, que visa promover a prevenção do câncer de mama. As voluntárias da Rede Feminina contaram sobre o histórico da instituição e lembraram que as palestras têm como objetivo chamar a atenção para o problema do câncer de mama, tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

A atual presidente da Rede em Caçador, Jane Alice Schroeder, disse que apesar de grave, o câncer de mama é curável quando detectado no início. “Além de fazer a mamografia com regularidade depois dos quarenta anos, mulheres e homens devem ficar atentos aos seguintes sintomas: feridas que não cicatrizam, rouquidão permanente, caroços ou endurecimento em qualquer parte do corpo, perdas anormais de sangue, anemia ou emagrecimento, dificuldade em engolir ou digestão difícil, modificações em verrugas, sinais ou pintas”, alerta Jane. Segundo ela, esses sintomas podem indicar mutações de células que darão início a um câncer.

DSC00021Segundo a professora Danielle Ullrich, coordenadora do curso de Administração do Câmpus Caçador, “convidamos a Rede Feminina para vir ao câmpus porque acreditamos que faz parte da missão do IFSC oferecer ao aluno uma formação completa, com conhecimentos que vão além da sala de aula e trabalham a cidadania”, disse.

A presidente da Rede frisou a importância de passar as informações adiante. “Vocês agora são multiplicadores do Outubro Rosa”, falou Jane, ao final da palestra.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.