Orquestra Experimental e Coral do Câmpus Florianópolis gravam DVD ao vivo

4. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

gravacao_dvdMúsicos da Orquestra e do Coral do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram no dia 30 de outubro da gravação de um DVD ao vivo com 20 composições que marcaram a história do grupo. Pouco antes da apresentação, os bastidores estavam agitados, com os músicos ansiosos, orgulhosos e alegres. Em sua preleção, o maestro Irineu Melo emocionou-se, lembrando-se de todo o esforço, dos anos de orquestra e todo o trabalho feito para chegar até ali. Questionado como estava se sentindo, mostrou-se seguro. “Está tudo certo, tudo pronto, são só mais cinco minutos”.

A professora aposentada Vilma Ferreira Bueno contou que participar da orquestra era a realização de um sonho. “Eu comecei aulas de viola num projeto do governo do Estado, mas acabamos ficando sem professor. Como é um instrumento pouco conhecido, achei que teria que deixar de lado. Foi quando minha filha foi se inscrever para uma prova no IFSC e descobriu as aulas de música. No fim, ela não entrou para a instituição, mas eu fiquei”, conta. Vilma formou-se na última turma do curso de qualificação em Instrumentos de Orquestra, em abril de 2014.

Assista à reportagem do programa Movimento Cultura da IFSCTV

gravacao_dvd_irineuNo palco, as obras apresentadas variaram entre a música clássica e canções populares, incluindo composições locais como “Lagoa da Conceição”, de Orlando Mello “Neco”, e o Rancho de Amor à Ilha, composto pelo poeta Zininho. Houve espaço também para brincadeiras e descontração por parte do maestro Irineu, que algumas vezes levou a platéia ao riso.

Uma das obras mais aplaudidas foi o da Missa Crioula, de autoria do argentino Ariel Ramirez, criada para solistas, orquestra e coro. Com ritmo envolvente, foi a música escolhida para o ‘bis’ no final da apresentação.

Confira mais fotos da apresentação na página do IFSC no Facebook.

Fotos: CR2

Tags: , ,

Um comentário até o momento. em "Orquestra Experimental e Coral do Câmpus Florianópolis gravam DVD ao vivo"

1. Maravilhoso! Nossa orquestra e coral engrandecem cada vez mais o nome dessa querida e centenária instituição!
    Felicito todos os componentes e em especial o Maestro Irineu e Profa. Tânia pelo excelente trabalho!
    Abraço em todos!
    Fernando Teixeira