Alunas do Mulheres Sim de Caçador criam jardim suspenso
6. novembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasNa última semana de outubro, durante as aulas da disciplina de Desenvolvimento Social e Sustentável, as alunas do Programa Mulheres Sim do Câmpus Caçador, reeducandas do Presídio Regional de Caçador, montaram um jardim suspenso no presídio. Neste período, as alunas aprenderam sobre educação ambiental, coleta seletiva, técnicas de produção e de manutenção de um jardim suspenso.
De acordo com o professor responsável pela disciplina, Rodrigo Acácio Paggi, as alunas plantaram mudas de flores como onze-horas, begônia e sálvia e mudas de temperos e chás como hortelã, manjerona e manjericão. Por meio de embalagens PET recuperadas, foram criados recipientes para plantar as mudas.
A disciplina faz parte do curso de Educação e Gênero do Programa Mulheres Sim. Segundo o professor Rodrigo Paggi, a disciplina reforça a ideia de que o desenvolvimento está baseado no tripé econômico, social e ambiental. Além do jardim suspenso, foi montado um sistema de captação da água da chuva que será utilizada para lavar calçadas do presídio e para regar as plantas do jardim vertical.
“Essas atividades são úteis tanto para o Presídio quanto para nossas alunas. Elas nem imaginavam que poderiam ter um pequeno jardim no espaço onde ele foi construído. Através dessa experiência nossas alunas aprenderam que em qualquer espaço, mesmo sendo pequeno, é possível ter um jardim”, diz Rodrigo.