Oficina Literária com jovem escritora incentiva alunos do Câmpus Joinville a escrever

6. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

semana da biblioteca 2 23-10-2014 186Foi em bate-papo descontraído com a jovem escritora de Joinville, Marina Carmisin, que os alunos do Câmpus Joinville ganharam um enorme incentivo para colocar seus pensamentos, histórias e fantasias no papel. Aos 16 anos, Marina já tem um livro publicado, “Sob o céu estrelado”, e, entre provas e a preparação para o vestibular para os cursos de Direito e Física, escreve o segundo livro da trilogia que trata de romance com pitadas de ficção científica. Sem pressa e sem pressão, Marina quer retratar em “Sob o céu obscuro” o seu próprio crescimento e o amadurecimento da personagem principal, Sophie.

semana da biblioteca 2 23-10-2014 236Durante a conversa, Marina falou sobre seu gosto pela leitura, os livros favoritos, a motivação para escrever, a busca pela edição do livro, o apoio da família e a repercussão do trabalho. “Minha prioridade sempre foram os estudos e escrever é um refúgio, um mundo paralelo, onde consigo trabalhar minhas angústias e problemas típicos da adolescência”, explicou, lembrando que quis escrever um livro para que pudesse criar o próprio final da história. “Os finais dos livros que eu lia sempre me decepcionavam. Quem quiser mudar o final do meu livro que escreva outro”, provocou.

semana da biblioteca 2 23-10-2014 276O aluno Lucas Kolombeski foi um dos que se sentiu ainda mais motivado a escrever. Ele escreve contos e crônicas e é um dos criadores do grupo Aliens da Leitura, que reúne alunos do IFSC que, como ele, são fascinados pelos livros. “Não sabia que era tão fácil editar um livro”, comentou. Os alunos Gabriel Plácido e Débora de Souza e o professor Anderson dos Santos também se aventuram pela escrita e puderam tirar suas dúvidas sobre o processo de escrita e de como lidar com as críticas.

“Ainda não recebi nenhuma crítica negativa ao meu trabalho e não sei como lidaria, porque eu mesma sou bastante crítica”, afirmou Marina, dando à conversa um tom de aprendizagem conjunta, onde o que vale é a experimentação e a troca de experiências.

A Oficina Literária com a escritora aconteceu no dia 23 de outubro, na abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no Câmpus Joinville. Durante todo o período, uma programação intensiva teve como objetivo apurar o olhar de alunos e servidores para a importância da leitura e da escrita, independente de gênero ou forma.

Programação

semana da biblioteca 1 23-10-2014 16Além da Oficina Literária, a programação da Semana do Livro, organizada pela Biblioteca do Câmpus Joinville, também teve contação de histórias do personagem folclórico Pedro Malasartes, com o professor Samuel Kühn e a jornalista Liane Dani; Noite da Leitura Machadiana, com a releitura do livro Noite de Almirante, de Machado de Assis, também pelo professor Samuel; Varal Cultural com ilustrações dos livros preferidos dos alunos, sob coordenação da professora de Artes, Juliana Bender; Petiscos de Leitura; Troca-troca de Livros; Campanha de Arrecadação de Livros Infantis e Gibis e sorteio de livros aos participantes das ações.

semana da biblioteca 2 23-10-2014 3Os alunos Gabriel Ortega e William Mews ganharam exemplares do livro de Marina Carmisin e o servidor Heverton Luís Pedri foi contemplado com um vale-livro. “Queremos agradecer a colaboração de todos para que a Semana do Livro e da biblioteca fosse um sucesso. Sem a colaboração, esforço e comprometimento de todos não teríamos conseguido atingir nosso objetivo maior, que sempre é incentivar a leitura”, agradeceu a bibliotecária Jussiane da Luz, em nome da equipe da Biblioteca, composta ainda pelas auxiliares Daiane Vavassori e Hilda Carolina Feijó.

Sinopse do livro

De uma menina normal a uma mulher corajosa. Sophie Stewart tem dezesseis anos e vê sua vida sendo virada de cabeça para baixo no momento em que se apaixona por um homem misterioso e altamente sedutor. A coragem até então trancafiada dentro de si se manifesta, mudando-a para sempre, fazendo de sua inocência um dom.

semana da biblioteca 2 23-10-2014 272Os mistérios que cercam o irresistível Logan fazem-na ter coragem de enfrentar situações amedrontadoras, que ela nunca pensara existir. Sophie é abduzida, descobre os maiores segredos da humanidade e um mundo inteiramente novo ao qual terá que se familiarizar para sobreviver.

O amor se torna a maior arma contra o destino sombrio, e juntos irão descobrir que seu porto seguro é a paixão avassaladora que os consome cada vez mais. Sophie será inserida em um mundo diferente o suficiente para nunca conseguir escapar, e a morte a rodeará para sempre.

Ainda existe John, personagem que dará vida a um extasiante triângulo amoroso, que a acolherá quando seu chão e céu forem completamente destruídos pelo, até então, irrevogável homem da sua vida. A confusão interior será sua maior inimiga, tornando as decisões ainda mais difíceis de serem tomadas.

Quando se olha para o céu, não vemos somente pontos brilhantes insignificativos, vemos em cada um o amor e afeto de quem as observa. Até porque, quando se assiste a uma estrela, ela também assiste a você.

sb marina carmisin 2

SOB O CÉU ESTRELADO
Mude seu jeito de olhar e assim mudará sua perspectiva
Autor(es): Marina Carmisin