Cursos Pronatec abrem oportunidades para moradores do Planalto Norte

7. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

A formatura dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no último sábado (1º), no Câmpus Canoinhas, marcou o início de uma nova etapa na vida profissional dos 139 formandos dos cursos de Auxiliar Administrativo, Cuidador Infantil, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Libras Básico, Montador e Reparador de Computadores e Operador de Computador.

Além da qualificação profissional, os alunos apontaram outros benefícios obtidos com os respectivos cursos, como ampliação do conhecimento, troca de experiências, novas amizades e a melhoria da qualidade de vida e da autoestima, especialmente para quem havia parado de estudar ou buscava uma oportunidade para mudar de profissão.

O curso de Auxiliar Administrativo, por exemplo, tem proporcionado o ingresso dos alunos formados, e até mesmo antes da conclusão das aulas, no mercado de trabalho, tanto como primeiro emprego quanto como acesso a melhores empregos. Neste caso, o principal empregador é o comércio local, na área de vendas e nas áreas administrativas.

Um caso de sucesso deste curso é o da aluna Patrícia Pez. Mesmo antes da conclusão do curso, Patrícia saiu de seu antigo trabalho de auxiliar de serviços gerais e iniciou seu trabalho no comércio, na área de venda de calçados. Sua atuação foi tão bem-sucedida que, em apenas quatro meses de atuação, foi convidada a trabalhar numa loja de roupas de grife.

Diversidade de oferta

Uma das características do Pronatec é oferecer cursos de acordo com o perfil da região e com a necessidade do mercado de trabalho. O curso de Cuidador Infantil formou 29 alunos, a maioria mulheres, e tem demanda garantida junto a creches e pré-escolas da região. Tanto que uma das turmas é do município vizinho de Três Barras.

Na área de informática, os cursos de Montador e Reparador de Computadores e de Operador de Computador formaram 41 alunos. Em consonância com as necessidades do mercado de trabalho, os cursos abrem as portas para uma área que cresce cada vez mais, seja formal ou informalmente. No caso do Operador de Computador, as vagas são destinadas a quem tem pouco conhecimento ou nunca teve contato com a tecnologia.

Seja para o trabalho ou para os estudos, o conhecimento de uma língua estrangeira é sempre muito importante. A aposta dos cursos de Inglês é capacitar os alunos para apoiar os setores administrativos e de serviços, de instituições nas áreas de indústria, comércio, lazer e hospitalidade da cidade e região.

A novidade é o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que, com 25 alunos, foi a maior turma de formandos. O curso atende a uma necessidade das escolas públicas, que demandam destes profissionais para atender os alunos surdos em todos os níveis de escolaridade. Ficou a cargo destes profissionais a apresentação cultural da cerimônia de formatura. Com a interpretação em Libras da música “É preciso saber viver”, do Titãs, o grupo emocionou os presentes.

Mais uma formatura

Ainda pelo Pronatec, o Câmpus Canoinhas realiza, nessa sexta-feira (7), às 14h, a formatura de duas turmas do curso de Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, uma de Três Barras, com vinte alunos, e outra do município de Porto União, com onze alunos.

O curso capacitou os alunos para trabalhar nos sistemas de tratamento de resíduos sólidos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde, para atuar nas cooperativas de coleta de materiais recicláveis da região.