Semana do Empreendedorismo tem feira, oficinas, artesanato e dança no segundo dia

7. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Lages, Eventos, Matérias

O segundo dia da Semana do Empreendedorismo, terça-feira (04), começou com a abertura da Feira do Empreendedorismo, às 13h30, para visitação. Entre os expositores, empreendimentos de alunos e ex-alunos do Câmpus Caçador, Mostra de Jogos Eletrônicos produzidos pelos alunos da informática, artesanato feito pelas alunas do Programa Mulheres Sim, Pronatec e muito mais. Ainda no período da tarde foram realizadas diversas oficinas. Conheça algumas delas:

Ergonomia no seu dia a dia

Você sabia que há um tipo de colchão para cada porte físico das pessoas? Essa e outras informações sobre postura e problemas de coluna foram apresentadas na oficina “Ergonomia no seu Dia a Dia”, ministrada pela professora do Senac Caçador Carla Suntti. O objetivo da atividade era passar informações importantes sobre atividades que as pessoas realizam sempre, mas que devido a uma postura ruim, podem acarretar problemas físicos.

“Há formas corretas não só de sentar, mas de levantar também. Durante o sono, seu corpo fica relaxado, logo, levantar rápido de uma só vez pode trazer dores musculares. O ideal é despertar, sentar com calma e depois ficar de pé”, esclareceu a professora.

Aprendendo a Empreender

Paralelamente à atividade anterior, acontecia uma outra oficina. “Aprendendo a Empreender”, ofertada pela professora de administração do Câmpus Caçador Danielle Ullrich, trabalhou a parte conceitual do empreender, pautada em quais fatores levam uma pessoa a abrir um negócio.

Após a teoria, veio a prática, por meio do método Canvas (Business Model Canvas), processo que constitui em um mapa gerencial que simula um negócio (empresa). Nele são colocadas no papel, em blocos separados, as principais atividades para se começar um negócio: infraestrutura, clientes, ofertas e finanças, além de outros conceitos derivados desses.

“Os participantes já devem pensar num produto ou serviço para esse negócio fictício. Resumindo, é literalmente colocar no papel o funcionamento de uma empresa inciante”, esclarece Danielle. Participaram da atividade alunos do ensino médio das escolas estaduais de Caçador Paulo Schieffler e Irmão Léo.

Financeiro: a empresa do futuro

À noite, seguiram acontecendo oficinas e palestras na Semana do Empreendedorismo do Câmpus Caçador. O consultor empresarial Raif José Vivian, do Sebrae/SC, ministrou a palestra “Financeiro: a empresa do futuro”, para alunos do ensino médio da Escola Estadual Urbana Paulo Shieffler.

O consultor apresentou números de faturamento de grandes empresas, enfatizando o aumento do comércio eletrônico (movimentação financeira via internet) e o que isso acrescentou ao balanço da companhia. Trouxe dados interessantes, que apontam que a empresa do futuro estará online, ou cada vez mais com serviços online. “O Brasil é o terceiro do mundo em número de smartphones, com o avanço da tecnologia, há a substituição de bens e serviços por uso de aplicativos e outras ferramentas”, disse Raif.

A estudante Paloma Lima gostou da oficina, e acha que os ensinamentos serão válidos mesmo para quem não pretende empreender. “Achei interessante. Aprendemos muitas coisas para usar no futuro, mesmo quem não tem intenção de ter uma empresa. Saber quais áreas serão tendências pode ajudar a escolher a carreira e saber se haverá mercado no futuro”, comentou.

Gestão da marca de novos empreendimentos

A palestra “Gestão da marca de novos empreendimentos”, do professor de administração e Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Lages do IFSC, Thiago Meneghel, mostrou que uma marca (logomarca) ou o nome de uma empresa pode ajudar ou prejudicar a mesma se não for pensada e trabalhada com cuidado. “A marca, desde a sua concepção, precisa de preocupação. Precisa de estudo. Ela será algo que diferencia a empresa, que a distingue das demais”, afirmou.

O professor explicou aos participantes que para formar uma marca dois conceitos são fundamentais: o trademark que é a marca em si, aquilo que você vê e toca (cores, textura, formato) e o branding, que é o conhecimento da pessoa sobre essa marca. “São elementos subjetivos, valores conceituais e afetivos: conceitos, impressões e sentimentos positivos ou negativos que compõem uma imagem mental. Aquilo que a sua cabeça associa quando vê uma marca”, disse Thiago. Segundo o professor, é preciso que a marca acompanhe o conceito da empresa, que ela seja adequada e de fácil associação com o produto.

Leandro Jenzura de Carvalho, que é sócio de uma farmácia em Caçador, aproveitou a disciplina para se aprimorar e não cometer os erros de negócios anteriores. “Vim procurar atualização, informações novas do mercado que me ajudem a abrir um outro empreendimento. Vim aprender mais para ter mais certeza nos passos que vou tomar daqui pra frente. Os negócios estão afunilando, mas as oportunidades existem. Ao mesmo tempo que empresas quebram, outras estão batendo recordes de faturamento”, comenta leandro.

Degustação de Vinhos

O professor Wilton Carlos Cordeiro, especialista em bebidas do curso de gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, ofertou uma das oficinas mais concorridas da Semana do Empreendedorismo do Câmpus Caçador. Não era para menos, a “Degustação de Vinhos” teve sua parte teórica, com a explicação sobre os diferentes tipos da bebida e sua temperatura e condições ideais de serviço. Mostrou como armazenar, abrir e servir corretamente um vinho. Além de dicas sobre a produção da bebida.

Depois, teve a parte prática. Os participantes experimentaram um vinho branco e um tinto, ambos produzidos na região, e puderam fazer as vezes se sommelier, dando notas para aspectos como cor, textura, acidez, frescor e tempo de permanência do sabor na boca. “O objetivo é que as pessoas entendam um pouco mais sobre o vinho e possam apreciá-lo mais”, esclarece Wilton.

“Foi excelente. Eu sou de um tempo mais antigo, onde não conhecíamos todas essas técnicas”, comenta Gentil Domingos Miosso, que participou da degustação. Além dos sabores, Domingos, que foi produtor de vinhos e hoje ajuda na produção do sogro, os ensinamentos ajudarão a melhorar o produto. “Com certeza. Essa oficina de hoje é pra vida toda”, finaliza.

Apresentações culturais

Grupo de Dança Herdeiros do Pago, formado por alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Videira. O grupo, focado na música nativista, apresentou quatro tipos de dança: Mercedita, Xote de Duas Damas, Chimarrita e Repassando a Vida. Também houve apresentação do grupo de dança do Sesc de Caçador.

Confira na página do Câmpus Caçador no Facebook mais fotos do segundo dia da Semana do Empreendedorismo.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.